BOMBA!
Carne estragada, mofo e 100 kg de comida no lixo: Ordem da ANVISA e interdição de 3 restaurantes amados
03/03/2024 às 18h54
A interdição da Anvisa contra 3 estabelecimentos tradicionais; o que eles acharam vai te chocar
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) desempenha um papel crucial na proteção da saúde pública, garantindo que os estabelecimentos comerciais atendam aos padrões de higiene e segurança alimentar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por isso, é fundamental que a população esteja informada sobre as ações e proibições realizadas por este órgão regulador. Nesse cenário, algumas ações tomadas pela ANVISA chamaram atenção.
Recentemente, a interdição de três restaurantes tradicionais deu o que falar entre os consumidores, despertando preocupações sobre a qualidade e segurança dos alimentos servidos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em uma operação feita no ano passado, a Polícia encontrou mais de 100 kg de comida imprópria para consumo na Parmê do shopping da Zona Norte do Rio de Janeiro.
Carnes e outros produtos estavam armazenados de forma irregular. Além disso, também foi relatado a presença de baratas e ratos transitando entre os alimentos, além de itens fora da validade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Destacada a situação, o gerente do estabelecimento foi preso em flagrante por crime contra a relação de consumo, segundo o g1.globo.
Em outra ação realizada no ano passado, uma lanchonete tradicional em Maceió foi interditada após ser descoberto que fornecia comida estragada para os clientes e acumulava sujeira no local, incluindo a presença de ratos e baratas.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Diarreia, vômitos constantes e risco fatal: Decreto da ANVISA contra tempero n°1 das donas de casa
● Rato, 470KG de comida podre e ordem da Anvisa: A interdição de supermercado por flagra de nojeira
● Risco fatal: Anvisa faz proibição contra 8 cafés populares e decreta retiradas de mercados
A fiscalização também flagrou mofo nas paredes e no teto do estabelecimento. Os donos foram autuados e responderão a processo administrativo, com multas que variam de R$ 180,00 a R$ 38 mil, informou o g1.globo.
Além disso, um restaurante renomado em Patos de Minas também foi fechado pela vigilância sanitária devido a procedimentos inadequados, representando um risco aos clientes.
Após a interdição, que aconteceu em fevereiro desse ano, o estabelecimento se pronunciou nas redes sociais, explicando que as irregularidades estavam relacionadas à estrutura do imóvel e não à qualidade dos produtos consumidos.
“É preciso deixar claro que a interdição se deu em razão da falta de adequação de algumas exigências da vigilância sanitária em relação à estrutura do imóvel onde fica localizado o restaurante.”, explicou a nota.
Mais detalhes foram revelados. “A qualidade e o padrão dos alimentos servidos em nosso estabelecimento em nenhum momento foi questionada.”, destacou.
Onde a ANVISA atua?
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) atua em todo o território nacional, regulando e fiscalizando produtos e serviços relacionados à saúde pública.
Isso inclui desde alimentos, medicamentos, cosméticos e produtos de higiene até serviços como hospitais, laboratórios e estabelecimentos comerciais.
Seu objetivo principal é garantir a segurança, eficácia e qualidade desses produtos e serviços, protegendo assim a saúde da população brasileira.
Autor(a):
Ionara Santna
Me chamo Ionara Santana. Sou estudante de Engenharia da Computação pela Universidade Federal do Ceará - UFC, Body Piercer e encontrei o amor e a vocação pela redação através do TV FOCO, integrando a equipe desde 2018. Gosto de escrever matérias sobre os mais diversos assuntos da televisão e do mundo das celebridades, principalmente quando se trata de Realities e Novelas. Minha meta é trazer notícias rápidas e objetivas. Minhas redes sociais são: Email: [email protected]