Agência Nacional de Vigilância Sanitária faz 3 interdições contra 3 restaurantes populares
A Anvisa agiu rápido para fazer uma interdição às pressas para três estabelecimentos populares por motivos nojentos.
Acontece que esses estabelecimentos estavam longe de cumprir as normas e leis estabelecidas pela Anvisa, o que culmina na interdição e punição dos locais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Anvisa cria e garante o bom funcionamento das leis e os agentes da fiscalização da Vigilância Sanitária são os responsáveis por autuar e averiguar presencialmente.
Primeiro, de acordo com o G1, em janeiro desse ano, restaurante localizado na região central de Sorocaba (SP) foi interditado pela Vigilância Sanitária da cidade.
De acordo com a prefeitura, o local funcionava com estrutura inadequada e, por isso, permanecerá fechado até a adequação necessária e a devida regularização.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O nome do estabelecimento não foi informado e não temos informações sobre ele ter voltado as suas atividades normais.
Em segundo, também de acordo com o G1, em agosto de 2023, restaurante de Santos, no litoral de São Paulo, teve a cozinha interditada após a Seção de Vigilância Sanitária (Sevisa) receber denúncias sobre o local. Imagens obtidas pelo g1, mostram sujeira e até baratas no estabelecimento.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Anvisa em alerta máximo: Tralli paralisa JH com interdição de queridinho número 1 das mulheres por MORTE
● De leite com xixi a carne moída de cavalo: 6 produtos populares são desmascarados e ANVISA emite alerta
● “Matérias estranhas e impurezas” : Globo entrega decreto da ANVISA contra 7 marcas de café populares
De acordo com a prefeitura, uma equipe da Sevisa foi até o restaurante na Avenida Conselheiro Nébias enquanto o estabelecimento estava funcionando e verificou diversas irregularidades na cozinha, como falta de higiene, falta de identificação de alimentos, necessidade de reparos na rede elétrica, entre outros problemas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As imagens obtidas pelo g1 mostram as paredes do cômodo extremamente sujas de óleo, bem como todos os equipamentos da cozinha. Além disso, é possível ver alimentos expostos e até insetos.
Por fim, segundo a Sampi Campinas, em outubro do ano passado, Devisa (Departamento de Vigilância em Saúde) interditou o restaurante Damascos, no Cambuí.
Segundo o departamento, a fiscalização constatou que o espaço vivia infestação de baratas, além de possuir outras irregularidades alinhadas à má conservação de alimentos e manutenção da higiene. A reportagem tentou contato com a empresa por telefone, mas não obteve retorno.
O QUE A ANVISA FISCALIZA?
Entre as ações de fiscalização, estão a apreensão, o recolhimento, a proibição e a suspensão de armazenamento, comercialização, distribuição, fabricação, importação, propaganda e/ou uso do produto ou serviço.