BARRADA

Milhões de remédios apreendidos: A interdição às pressas da ANVISA contra 4 farmácias após descoberta

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Anvisa retira produto das farmácias (Foto: Reprodução, Montagem, TV Foco)

Anvisa barra farmácias após constatar irregularidades

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é responsável pelo controle de qualidade de tudo que é produzido em território nacional. E hoje vamos falar da interdição de 4 farmácias que não cumpriram com as exigências.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como se sabe, sempre que uma empresa não cumpre com o que se pede, ela é temporariamente suspensa. Assim, a Anvisa precisou interditar 4 estabelecimentos após fazer uma visita de rotina.

Conforme informações do O Tempo, no dia 27 de setembro, a Anvisa informou que ao menos 7 farmácias haviam sido interditadas. Com o procedimento, foram apreendidos mais de 1 milhão de frascos de produtos injetáveis, como emagrecedores, hormônios esteroides, redutores de medidas corpóreas e preenchedores estéticos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Anvisa é responsável pela averiguação de todos os produtos (Reprodução: Internet)

Em comunicado, a Anvisa esclareceu que as empresas interditadas descumpriam a legislação em pontos críticos, como esterilidade, controle de qualidade e origem dos insumos. “Esse tipo de conduta põe em risco a saúde dos consumidores, uma vez que tais produtos estão fora dos padrões de qualidade e, portanto, são impróprios para o consumo”, disse a agência.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para quem não sabe, a legislação prevê que farmácias de manipulação devem atender a prescrições individualizadas, conforme as características dos pacientes. Porém, de acordo com a Anvisa, durante as fiscalizações, foi analisado que algumas das drogarias atuavam de maneira similar às indústrias farmacêuticas, mas sem registro, o que configura crime.

Além disso, a agência, expôs ainda, que em um dos estabelecimentos em São Caetano do Sul, São Paulo, havia inúmeras ampolas estéreis prontas para uso, com diversos componentes medicamentosos. O empreendimento atuava com “desvio da atividade licenciada, sem a devida autorização, e com produção em larga escala.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

QUAL O DESFECHO?

Não há maiores informações sobre o funcionamento das farmácias, uma vez que a Anvisa não divulgou os nomes. Mas, para voltar a funcionar, o órgão costuma estipular prazos e se cumprir, libera novamente para funcionamento.

Anvisa é responsável pela averiguação de todos os produtos (Reprodução: Internet)

Eu sou Larisse Oliveira, sou graduanda em Engenharia Ambiental, pelo Instituto Federal do Ceará. Escrevo sobre o mundo dos famosos desde 2019 e amo cobrir o mundo da televisão, em especial programas de TV. Faço matérias aos finais de semana e atualizo o público sobre tudo que está rolando na TV e nas redes sociais dos queridinhos do momento. Email: larisse.oliveira@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile