A interdição da Anvisa contra 7 farmácias populares e a apreensão de mais de 1 milhão de remédios em fiscalização que acabou revelando fraude que estava sendo cometida
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) surpreendeu a todos ao fazer uma fiscalização que atingiu 7 farmácias populares e ainda ocasionou na apreensão de mais de 1 milhão de remédios que seriam comercializados com a população, mesmo, infligindo a legislação.
Para quem não sabe, o órgão não atua somente no controle de qualidade dos produtos, ela também está a frente da fiscalização de empreendimentos. Farmácias, supermercados, restaurantes e qualquer outro que vá comercializar algum produto que pode afetar a saúde dos consumidores, pode sofrer com a Anvisa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E conforme informações do site O Tempo, em 27 de setembro de 2023, uma operação da Anvisa chegou a interditar sete farmácias de manipulação que estavam comercializando de forma irregular alguns medicamentos. Mais de 1 milhão de frascos de produtos injetáveis, como emagrecedores, hormônios esteroides, redutores de medidas corpóreas e preenchedores estético foram apreendidos.
Na época, a Anvisa expôs um comunicado sobre a fiscalização: “Esse tipo de conduta põe em risco a saúde dos consumidores, uma vez que tais produtos estão fora dos padrões de qualidade e, portanto, são impróprios para o consumo.”.
Ainda foi constatado que algumas das drogarias atuavam de maneira similar às indústrias farmacêuticas, mas sem registro, o que configura crime. Vale destacar que as ações, realizadas com apoio das Vigilâncias Sanitárias dos estados e municípios, inspecionaram farmácias em São Paulo, Santa Catarina e na Bahia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
PRONUNCIAMENTO
Como o nome dos estabelecimentos foram preservados, não foi possível averiguar posicionamentos por parte dessas empresas e nem temos informações a respeito dos funcionamentos delas atualmente. Sendo assim, o passo segue aberto para possíveis esclarecimentos dos empreendimentos que sofreram com autuação da Anvisa.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Internação e risco grave: Ana Paula Araújo para BDBR com alerta máximo da ANVISA sobre remédio nº1 do Brasil
● Risco grave: ANVISA emite decreto contra produto nº1 das donas de casa e retira dos supermercados
● Atenção, mães: ANVISA acaba de emitir alerta contra produto nº1 e indispensável para bebês após descoberta
QUANTAS FARMÁCIAS TEM NO BRASIL?
Você já teve a impressão que o que não falta na sua cidade é farmácia? Pois isso pode ter uma explicação. De acordo com um levantamento feito pelo Sebrae, a partir de dados da Receita Federal, atualmente no país há 122 mil farmácias.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Logo, realmente sobra aos montes esse tipo de estabelecimento e cabe a Anvisa está fiscalizando todos para garantir que eles cumpram com o trabalho e não vendam nada que possa fazer mal aos clientes. Além das farmácias, a Anvisa também fiscaliza supermercados, logo, são vários empreendimentos que a gigante precisa administrar e cuidar.