A Vigilância Sanitária atuou contra 8 farmácias tradicionais do Brasil e deixou consumidores assustados com situação
Em setembro de 2023 e maio de 2021, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) acabou realizando a interdição de 8 farmácias populares. Para quem não sabe, o órgão federal tem a função de promover a saúde da população brasileira por meio do controle sanitário.
Assim, quando uma notícia como essa sai relacionada as farmácias, gera uma grande preocupação nos consumidores por se tratar de um ambiente de venda de medicamentos. No decorrer da matéria, explicaremos o que se sucedeu nesses estabelecimentos comerciais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com informações do portal O Tempo, em setembro de 2023, a Anvisa interditou ao menos sete farmácias de manipulação que estavam comercializando de forma irregular alguns medicamentos. A operação fez uma grande apreensão de produtos irregulares.
Ao todo, foram apreendidos mais de 1 milhão de frascos de produtos injetáveis, como emagrecedores, hormônios esteróides, redutores de medidas corpóreas e preenchedores estéticos. Segundo a Anvisa, as empresas interditadas descumpriam a legislação em pontos críticos.
O órgão citou a questão da esterilidade, controle de qualidade e origem dos insumos. “Esse tipo de conduta põe em risco a saúde dos consumidores, uma vez que tais produtos estão fora dos padrões de qualidade e, portanto, são impróprios para o consumo”, disse em nota.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Pronunciamento:
Até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações das empresas a respeito do ocorrido, porém, o espaço continua aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Situação atual:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Após a apreensão dos medicamentos irregulares e do cumprimento das ações impostas pela Anvisa, as farmácias ficaram aptas a voltarem as atividades normais.
Outra farmácia:
De acordo com informações do portal Cidade On, em maio de 2021, a Vigilância Sanitária de Campinas interditou totalmente uma farmácia de manipulação que funcionava há mais de 20 anos na Região Sul da cidade. No local, foram encontrados várias irregularidades.
Entre elas, presença de sujeira nos laboratórios, uso de equipamentos sem certificados de calibração e presença de reagentes com prazo de validade expirado. O estabelecimento foi fechado até que a situação fosse regularizada seguindo as normas da Anvisa.
Pronunciamento:
Não encontramos nenhum pronunciamento da empresa. Entretanto, o espaço permanece em aberto para atualização da nota.
Situação atual:
Vale lembrar que como o estabelecimento cumpriu as normas e apresentou as adequações citadas nos autos de infração aplicados pela Vigilância Sanitária, o problema foi solucionado e eles voltaram a funcionar.
O que a Anvisa fiscaliza?
Entre as ações de fiscalização, estão a apreensão, o recolhimento, a proibição e a suspensão de armazenamento, comercialização, distribuição, fabricação, importação, propaganda e/ou uso do produto ou serviço.