BOMBA
100kg de carne podre: A interdição da Anvisa contra açougue e padaria tradicional em SP por flagra de nojeira
17/08/2024 às 10h01
A Vigilância Sanitária surpreendeu ao fazer uma interdição às pressas contra um açougue e uma padaria tradicional em SP após flagrante de muita nojeira
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atua em nosso país garantindo a segurança, qualidade e eficácia de alguns produtos e serviços de nosso cotidiano. O órgão federal costuma agir para impedir que irregularidades aconteçam e prejudiquem os consumidores. Nessa matéria, por exemplo, falaremos de uma interdição contra o açougue e uma padaria tradicional, após flagra de nojeira.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Açougue:
Em abril deste ano, segundo o G1, um açougue foi interditado e teve aproximadamente 100 kg de alimentos inutilizados após ser alvo da Vigilância Sanitária Municipal de Bertioga, no litoral de São Paulo. O estabelecimento foi acusado de misturar carnes estragadas e as vendia aos clientes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O comércio fica localizado bairro Jardim Albatroz. Na ocasião, um vídeo, que circulou nas redes sociais, é narrado anonimamente por uma pessoa que alega ter trabalhado no estabelecimento e registrado irregularidades. A denúncia do homem exposta no vídeo teve uma grande repercussão.
“Toda carne passada eles mandam moer e colocar no meio da carne moída. Moela, tripa, fígado, o que for, eles mandam moer e jogar na carne moída de segunda”, afirmou o homem. O vídeo exposto pelo portal G1 mostra todas as irregularidades presentes no estabelecimento famoso na cidade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Pronunciamento:
O G1 tentou entrar em contato com o estabelecimento, por telefone, em busca de um posicionamento sobre o caso, mas não obteve um retorno. Entretanto, nosso espaço permanece em aberto para atualização da matéria.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Pombas e baratas: A interdição da Anvisa contra restaurante n°1 por flagra de nojeira em 2024
● Risco de intoxicação e paralização do fígado: ANVISA emite decreto contra colágeno nº1 das mulheres
● Anvisa faz proibição contra 14 produtos de marca n°1 no Brasil e retira das lojas às pressas
Em nota, a Prefeitura de Bertioga afirmou que o órgão fez uma inspeção no açougue, no último dia 19 de abril, quando encontrou diversas irregularidades sanitárias no local.
Situação atual:
Não temos informações atuais sobre a funcionalidade do açougue.
Padaria:
Em novembro de 2022, segundo o G1, a Coordenadoria de Fiscalização de Alimentos do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), da Secretaria de Saúde de Campinas (SP), interditou uma padaria localizada no distrito de Barão Geraldo pelo não cumprimento de requisitos na manipulação e armazenamento de alimentos.
Segundo o Devisa, foi constatado o acúmulo de objetos sem uso, resíduos de alimentos em vários locais da padaria, ambientes sujos e falta de barreiras físicas para impedir a entrada de animais como insetos, baratas e ratos. Além disso, tinha ausência de procedimento de higienização dos alimentos, produtos preparados sem identificação e etc.
Pronunciamento:
Na matéria do G1, não foi divulgado o nome do estabelecimento que sofreu com a autuação da Anvisa. A prefeitura da cidade preferiu preservar o nome. Entretanto, foi afirmado na matéria que “após a correção das irregularidades, o estabelecimento poderá solicitar a desinterdição”.
Situação atual:
Não encontramos informações a respeito da funcionalidade do mercado.
O que a Anvisa fiscaliza?
Entre as ações de fiscalização, estão a apreensão, o recolhimento, a proibição e a suspensão de armazenamento, comercialização, distribuição, fabricação, importação, propaganda e/ou uso do produto ou serviço.
Autor(a):
Kelly Araújo
Eu sou Kelly Araújo, formada em Biologia pelo IFCE e atualmente estudo Engenharia de Produção Civil na mesma instituição. Escrevo sobre televisão e o universo dos famosos desde o ano de 2014. Sou apaixonada por falar sobre os bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos nas redes sociais e amo assistir um reality show de confinamento. Minhas redes são: Email: [email protected]