GRAVE

100kg de carne podre: A interdição da Anvisa contra açougue e padaria tradicional em SP por flagra nojento

19/11/2024 às 11h54

Por: Larissa Caixeta
Imagem PreCarregada
Anvisa fechou padaria e açougue (Foto: Reprodução/ Internet)

A Anvisa surpreendeu ao fazer uma interdição às pressas contra um açougue e uma padaria tradicional em SP após flagrante de muita nojeira nos estabelecimentos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atua em nosso país garantindo a segurança, qualidade e eficácia de alguns produtos e serviços de nosso cotidiano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Aliás, o órgão federal precisou agir às pressas fazendo a interdição contra um açougue e uma padaria tradicional em SP após flagrante muito nojento no local.

Padaria

Em julho de 2022, o portal A Tribuna fez uma matéria informando que fiscais da Vigilância Sanitária da Prefeitura de Guarujá interditaram uma padaria em Vicente de Carvalho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Assim, a medida da Secretaria Municipal de Saúde ocorreu após os fiscais encontrarem o estabelecimento sem condições sanitárias e estruturais de permanecer atendendo os clientes.

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Anvisa e padaria fechada – Foto Reprodução Internet

Resumo

  • A Anvisa fez duas proibições;
  • Contra uma padaria e um açougue;
  • Mas, os estabelecimentos precisaram de interdição;
  • Aliás, o caso chocou os clientes.

A padaria não possuia certificados de dedetização, desratização, limpeza de caixa d’água. Além disso, o estabelecimento estava repleto de muitas nojeira e com total falta de asseio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas, no local tinha, lixeiras sem tampas, presença de animais e insetos, desobediência dos padrões mínimos de segurança alimentar e qualidade sanitária e equipamentos muito deteriorados.

Pronunciamento

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Não encontramos nenhum posicionamento por parte da padaria. Entretanto, nosso espaço segue em aberto para atualização da matéria.

Situação atual

Na época da matéria, acabou sendo divulgado que o local permaneceria fechada até que os responsáveis fizessem todas as adequações necessárias.

Açougue

Em abril deste ano, segundo o G1, um açougue foi interditado e teve aproximadamente 100 kg de alimentos inutilizados após ser alvo da Vigilância Sanitária Municipal de Bertioga, no litoral de São Paulo.

O estabelecimento acabou sendo acusado de misturar carnes estragadas e as vendia aos clientes. O comércio fica localizado bairro Jardim Albatroz. Um vídeo que viralizou mostrava as irregularidades.

Ele é narrado anonimamente por uma pessoa que alega ter trabalhado no estabelecimento e registrado irregularidades do açougue. A denúncia do homem exposta no vídeo teve uma grande repercussão.

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Anvisa – Açougue (Foto: Reprodução, Montagem – TV Foco)

“Toda carne passada eles mandam moer e colocar no meio da carne moída. Moela, tripa, fígado, o que for, eles mandam moer e jogar na carne moída de segunda”, afirmou o homem no vídeo.

Pronunciamento

O G1 tentou entrar em contato com o estabelecimento, por telefone, em busca de um posicionamento sobre o caso, mas não obteve um retorno. Entretanto, nosso espaço permanece em aberto para atualização da matéria.

Em nota, a Prefeitura de Bertioga afirmou que o órgão fez uma inspeção no açougue, no último dia 19 de abril, quando encontrou diversas irregularidades sanitárias no local.

Situação atual

Não temos informações atuais sobre a funcionalidade do açougue.

Considerações finais:

A Anvisa surpreendeu ao realizar 2 interdições. Um açougue e uma padaria no interior de SP acabaram sendo fechadas após flagrante de nojeira. Os casos tiveram uma grande repercussão, pois ninguém esperava viver algo tão chocante.

Como fazer uma denúncia para a Anvisa?

Fazer uma denúncia para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) envolve seguir alguns passos específicos. Aliás, aqui estão as orientações gerais para realizar uma denúncia:

  • Acesse o Portal da Anvisa: Vá para o site oficial da Anvisa (www.gov.br/anvisa) e procure a seção destinada a denúncias. Geralmente, há uma área específica para esse fim.
  • Escolha o tipo de denúncia: Identifique a categoria da sua denúncia. A Anvisa lida com diversos setores, como alimentos, medicamentos, produtos para a saúde, vigilância sanitária em portos, aeroportos e fronteiras, entre outros. Escolha a categoria mais adequada à sua situação.
  • Preencha o formulário: Complete o formulário de denúncia com o máximo de informações possível. Forneça detalhes precisos sobre o ocorrido, incluindo data, local, descrição do problema e, se possível, dados sobre os produtos ou serviços envolvidos.
  • Mantenha o anonimato, se desejado: Se preferir, a maioria dos formulários de denúncia permite que você mantenha seu anonimato. No entanto, fornecer suas informações de contato pode ser útil para a Anvisa entrar em contato com você, se necessário.
  • Anexe documentos, se disponíveis: Se houver documentos relevantes, como fotos, vídeos ou outros registros, anexe-os à sua denúncia para fornecer evidências adicionais.
  • Revise e envie: Antes de enviar a denúncia, revise todas as informações fornecidas para garantir precisão e clareza. Depois, envie o formulário.
  • Acompanhe o processo, se possível: Algumas plataformas fornecem um número de protocolo ou alguma forma de acompanhamento da denúncia. Anote essas informações para referência futura.

Confira também mais matérias sobre a Anvisa clicando aqui.

Anvisa
anvisa açougue
anvisa interdição
anvisa interdição açougue
anvisa interdição padaria
Anvisa padaria

Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.