GRAVE
Nojeira: A interdição URGENTE da Anvisa contra açougue, padaria e +2 restaurantes
08/08/2024 às 10h20
Tudo sobre três interdições da Anvisa, contra padaria, restaurante e açougue no Brasil
A Anvisa se trata de um dos principais órgãos brasileiros que tem como finalidade institucional promover a proteção da saúde da população, por intermédio do controle sanitário da produção e consumo de produtos e serviços submetidos à vigilância sanitária.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim, ela prioriza a saúde e o bem estar da população no que diz respeito a produção de produtos alimentícios. Além disso, a autarquia também se preocupa em averiguar as instalações de estabelecimentos que possam apresentar riscos aos clientes.
Pois bem, com tanta importância no dia a dia das pessoas, a Agência precisou intervir no funcionamento de locais como padaria, açougues e restaurantes, por não estarem conforme as regras estabelecidas pelos órgãos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
É muito importante ressaltar que os quatro locais mencionados são bastantes frequentados pela população. Isso porque, há sempre quem deseja ir à padaria, tomar um bom café e saborear algumas refeições gostosas, bem como também em restaurante, cujo qual é sempre a combinação perfeita para almoços familiares, ou encontros entre amigos. Mas, por outro lado, também há quem prefira cozinhar sua própria refeição, indo até um açougue a procura de carnes frescas.
Diante disso, a preocupação do órgão se torna ainda maior, quando se trata do bem-estar das pessoas. Vale lembrar que os estabelecimentos em questão foram interditados pelas autoridades em 2009, 2022 e 2023.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Açougue
Um açougue famoso na região do Rio Grande do Sul, acabou sendo interditado após denúncias, no dia 19 de dezembro de 2023. Após a queixa, a polícia se deslocou até o local, ao qual foram encontrados 49,5 kg de carne que foram descartadas de forma imediata.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Carne recheada de insetos: Vigilância Sanitária interdita açougue de supermercado n°1 por nojeira em 2024
● Risco de intoxicação: ANVISA baixa proibição contra produto n°1 e indispensável às donas de casa
● Internação e risco grave: Ana Paula Araújo para BDBR com alerta máximo da ANVISA sobre remédio nº1 do Brasil
Ainda, de acordo com o portal ‘Terra’, o dono do açougue foi preso por violações das relações de consumo. Além disso, o local foi fechado pelas más condições de higiene apresentada.
Destacamos ainda que a operação teve início após uma denúncia sobre atividades suspeitas de abate de cães na região do Rio Grande. Após a prisão e fechamento do local, não foram encontrados informações adicionais sobre o caso, que está sendo investigado pela Polícia Civil, conforme reportado pelo portal ‘terra’. Vale frisar que nenhum pronunciamento foi encontrado sobre o ocorrido, mas o espaço no TV FOCO segue aberto para tal.
Padaria
Em 16 de novembro de 2022, uma padaria famosa no distrito de Barão Geraldo, em Campinas, foi interditada pelo Departamento de Vigilância Sanitária em Saúde (Devisa). Através de uma nota, a prefeitura alegou que o estabelecimento não cumpria os requisitos de boas práticas nos alimentos.
Na época, foram encontrados o acúmulo de objetos em desuso, resíduos de alimentos em vários locais da padaria, sujeito e a ausência de barreiras físicas contra a entrada de animais (insetos, baratas e ratos). Ainda, no ambiente havia produtos preparados sem identificação e controle de validade, de acordo com o G1.
É importante destacar que o endereço e o nome da padaria não foram revelados, o que impossibilita a busca por informações atuais, como funcionamento ou algum pronunciamento feito pela empresa na época.
Restaurante
Por outro lado, em dezembro de 2023, a Vigilância Sanitária, por meio de cumprimento das regras da Anvisa, barrou o funcionamento de uma unidade do restaurante Parmê, localizado na zona norte do Rio de Janeiro. Segundo o UOL, ratos e baratas foram encontrados no local, presentes nos alimentos que os clientes consumiam. Ainda, 100kg de carne podre e fora da validade também descobertos.
O Norte Shopping, local onde a Parmê atuava, se pronunciou na época e contribuiu com a operação da Vigilância Sanitária. Com o ocorrido, o restaurante não se pronunciou, mas em situações como essa, o estabelecimento só poderá ser reaberto após o cumprimento de todas as adequações exigidas pela autarquia.
Logo, pesquisas na internet mostram que o Parmê segue em funcionamento no Norte Shopping, o que ressalta a ideia de que os responsáveis cumpriram com as determinações da Anvisa.
+1 Restaurante
De acordo com informações da Prefeitura de Aracruz, em maio de 2009, um restaurante encerrou suas atividades na cidade após uma inspeção. O estabelecimento foi interditado devido aos riscos à saúde pública, devido a falta de estrutura adequada, condições higiênico-sanitárias precárias e por operar sem Alvará.
Na época, o gerente da vigilância sanitária da cidade, informou a situação do local, cujo qual não teve seu nome divulgado. “O restaurante vai ficar fechado até que a situação seja regularizada”. Devido a falta de divulgação do nome, maiores informações sobre o caso não foram possíveis de serem encontradas.
Diante disso, não foi poissível encontrar posicionamento da empresa a respeito fo assunto.
Como fazer uma denúncia a Anvisa?
Para fazer uma denúncia a Anvisa é preencher o formulário eletrônico descrevendo o fato e detalhar as informações, a fim de possibilitar a apuração da denúncia. A denúncia, quando possível, dever conter fotos ou materiais que possam demonstrar os fatos relatados.
Autor(a):
Bianca Rayla
Eu sou Bianca Rayla, Administradora por formação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN e Redatora Web por amor e vocação. Apaixonada por cobrir o mundo das celebridades desde 2018, já passei por diversos sites do mundo do entretenimento. Apaixonada por música sertaneja e uma boa fofoca, faço matérias diariamente sobre os mais diversos assuntos, com foco nos artistas da Globo , os quais tenho grande admiração.Meu e-mail é: [email protected] Minhas redes sociais são: