GRAVE!

Carne de cachorro, barata e sujeira: A interdição da Anvisa contra açougue, padaria e +4 restaurantes populares

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Anvisa - Restaurantes (Foto: Reprodução, Montagem - TV Foco)

Anvisa realiza a interdição de vários estabelecimentos pelo país por apresentarem riscos graves a população

Em uma operação chocante que expôs a face obscura da gastronomia, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) interditou um açougue, uma padaria e mais quatro restaurantes populares.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A ação revelou um cenário aterrador de insalubridade, com carne de cachorro, baratas proliferando livremente e condições precárias de higiene. 

Anvisa fiscaliza todos os estabelecimentos do Brasil (Reprodução: Internet)

Um açougue no litoral sul do Rio Grande do Sul foi interditado após uma denúncia de abate de cães no local. A polícia recebeu uma denúncia e invadiu o local, encontrando 49,5 kg de carne que foram descartados. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo informações do Porta Terra, o proprietário foi preso por violações das relações de consumo. O açougue também foi fechado devido às péssimas condições de higiene.

Açougue famoso acabou tendo problemas com a Anvisa (Foto: Reprodução/ Internet)

O desencadeamento desta operação teve origem a partir de uma denúncia sobre atividades suspeitas de abate de cães na região de Rio Grande.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com a prisão e o fechamento do local, não foram encontrado mais detalhes sobre o caso.

Padaria interditada

Uma padaria no distrito de Barão Geraldo, em Campinas, foi interditada pelo Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) em novembro de 2022. Em nota, a prefeitura afirmou que o estabelecimento não cumpria os requisitos de boas práticas na manipulação e armazenamento dos alimentos.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Padaria fechada e ANVISA – Foto Reprodução Internet

No estabelecimento, foi constatado:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo o G1, a fiscalização foi feita em atendimento a denúncias anônimas recebidas pelo serviço 156 da Prefeitura de Campinas. Após a correção das infrações, o estabelecimento pode solicitar a desinterdição.

Baratas encontradas

Em novembro de 2023, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) realizou uma inspeção na praça de alimentação do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), e encontrou uma situação preocupante: a presença de baratas em quatro restaurantes.

Diante da constatação, a Anvisa optou pela interdição imediata dos estabelecimentos:

A medida visava proteger a saúde dos consumidores, pois a presença de baratas em ambientes de manipulação de alimentos representa um sério risco de contaminação. As baratas podem transmitir diversas doenças, como salmonelose, disenteria e gastroenterite.

Restaurantes interditados pela Anvisa no Aeroporto Viracopos (Reprodução/G1)

A interdição dos restaurantes gerou repercussão na mídia e nas redes sociais, com muitos questionando a falta de higiene e as condições precárias dos estabelecimentos. 

Segundo o G1, a concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, responsável pela administração do aeroporto, informou que os restaurantes só poderiam ser reabertos após comprovar a eliminação completa das baratas e a adequação das condições sanitárias.

Não foram encontrados posicionamentos dos restaurantes a respeito do assunto, contudo, o espaço no TVFOCO ainda segue aberto para tal. Inclusive, ao procurar pelos estabelecimentos no Google, é possível verificar que todos está funcionado. 

Isso era esperado, visto que a nota da Anvisa divulgada pelo G1 revelava que o fechamento era até ser comprovado a eliminação da infestação.

Para que serve a Anvisa?

A Anvisa, criada em 1999, é um órgão do governo federal que zela pela saúde da população brasileira.

Sua missão é controlar a qualidade de produtos e serviços como medicamentos, alimentos, cosméticos e agrotóxicos,além de monitorar riscos à saúdefiscalizar o cumprimento das normas e promover a saúde através de campanhas educativas e pesquisas. A Anvisa também atua em cooperação internacional para garantir a segurança sanitária em todo o país.

Eu sou Wellington Silva, tenho 26 e sou apaixonado pelo mundo dos famosos e reality shows. Tenho formação em Técnico em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e me considero redator por vocação. Sou aficionado pela vida dos artistas. Já trabalhei em sites focados em artistas musicais e atualmente trabalho em sites focados nas celebridades no geral. Faço matérias com foco em reality shows, famosos, cantores, e futebol. Posso ser encontrado nas redes sociais como: @ueelitu

Sair da versão mobile