BOMBA!

Presença de ratos e baratas: A interdição às pressas da ANVISA contra 2 estabelecimentos alimentícios

21/02/2024 às 11h11

Por: Giovana Misson
Anvisa, mulher chocada, rato e barata (Fotos: Reproduções / Freepik / Marcelo Camargo)
Anvisa, mulher chocada, rato e barata (Fotos: Reproduções / Freepik / Marcelo Camargo)

Vigilância Sanitária interditou três estabelecimentos por irregularidades da Anvisa

Entre agosto e outubro do ano passado, a Anvisa interditou 2 estabelecimentos alimentícios por irregularidades e normas sanitárias, e mais uma farmácia.

No ano passado, a Vigilância Sanitária realizou três inspeções em estabelecimentos de Maceió e encontrou irregularidades.

A Vigilância Sanitária e a Anvisa trabalham juntamente para que os consumidores recebam o melhor serviço e não corram riscos de saúde com os produtos no mercado.

Primeiramente, vamos falar sobre o caso que ocorreu no dia 10 de agosto do ano passado em uma fábrica de bolos e salgados no Centro da cidade.

A Vigilância Sanitária realizou uma vistoria no local e encontrou irregularidades da Anvisa.

No local, a agência estava com infraestrutura precária e insalubridade generalizada, de acordo com o portal da Prefeitura de Maceió.

Os fiscais encontraram paredes mofadas, veneno para roedores e maquinário fora dos padrões da Anvisa.

Airton Santos, chefe especial da Vigilância Sanitária, ressaltou as diversas irregularidades e a falta de higiene na fábrica.

“Não havia condições de higiene na manipulação de alimentos e nem na estrutura do estabelecimento, por isso tivemos que interditá-lo”, disse Airton Santos.

No entanto, a fábrica poderia voltar a ativa, caso se adequasse as normas sanitárias e pagassem uma multa.

Mulher chocada e Anvisa (Fotos: Reproduções / Freepik / Marcelo Camargo)

Mulher chocada e Anvisa (Fotos: Reproduções / Freepik / Marcelo Camargo)

OUTRAS PENALIDADES

No dia 11 de setembro, o alvo da Vigilância Sanitária ocorreu em uma farmácia do bairro Clima Bom, que descumpriu algumas normas.

De acordo com o portal, a farmácia estava sem alvará sanitário, responsável técnico e sem autorização de funcionamento da Anvisa.

“Não podemos permitir que os estabelecimentos funcionem sem os documentos necessários, pois prezamos pela segurança do consumidor”, disse Airton Santos, que continuou:

“Essa farmácia estava sem alvará sanitário, um documento fundamental que atesta que o local está dentro dos padrões sanitários para seu devido funcionamento. Por isso, a farmácia precisará se adequar às normas para poder reabrir”, declarou o chefe da Vigilância Sanitária.

Porém, assim como o primeiro caso, a farmácia poderia retornar a ativa se cumprisse as normas.

Por fim, a Vigilância Sanitária interditou uma padaria localizada no Eustáquio Gomes, após identificar irregularidades.

A padaria não possuía alvará sanitário, além de péssimas condições de higiene, fato que pode trazer risco à saúde dos clientes.

Além disso, o estabelecimento estava em condições precárias em relação à higienização das máquinas, fato extremamente proibido pela Anvisa.

A agência também encontrou vestígios de roedores e até mesmo de baratas.

“Não havia condições de funcionamento, a situação era precária, riscos de infecção por alimento, o ambiente propício a doenças, sem higienização, podendo causar sérios danos à saúde do consumidor e também de quem atua no local. Sem falar na ausência de alvará”, finalizou Airton Santos.

Fiscalização da Agência Sanitária (Foto: Reprodução / Cortesia)

Fiscalização da Agência Sanitária (Foto: Reprodução / Cortesia)

QUAL É O PAPEL DA ANVISA?

Como havíamos mencionado, a Anvisa, assim como a Vigilância Sanitária, possuem papel fundamental na fiscalização de empresas e produtos.

De acordo com o portal do Governo Federal, o objetivo da Anvisa é promover a proteção da saúde da população, por intermédio do controle sanitário.

Anvisa (Foto: Reprodução / Globo)

Anvisa (Foto: Reprodução / Globo)

https://youtu.be/X5wnYBbtmhg?si=D0gA4GYOtir13a4s

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

🚨 Grossa? Ana Maria dá corte em Tati Machado + Fernanda Montenegro DETONA salários na Globo + Vale Tudo causa revolta    

Autor(a):

Eu sou Giovana Misson, jornalista por formação pela Universidade Mackenzie de São Paulo. Criadora de conteúdo digital e redatora sobre o mundo das celebridades desde 2019. Já trabalhei em assessoria de imprensa, local em que cuidei de marcas de peso e por redações focadas no entretenimento. Sou apaixonada por moda, beleza, música, séries e nunca perco uma fofoca. Faço matérias focadas em programas de televisão e sobre o cotidiano dos famosos. Email: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.