ALERTA

Substância tóxica: A interdição URGENTE da Anvisa contra marca de macarrão e situação hoje (08/04)

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Anvisa fez proibição contra marca de macarrão (Foto: Reprodução/ Internet)

Empresa de macarrão foi surpreendida com identificação de substância tóxica

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tem a função de promover a saúde da população brasileira por meio do controle sanitário. Dessa vez, o órgão surpreendeu ao fazer uma autuação contra uma marca de macarrão muito popular no Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo informações do portal G1, em matéria publicada em 22 de setembro de 2022, o macarrão da marca Keishi, da Bbbr Indústria e Comércio de Macarrão com fabricação entre 25 de julho e 24 de agosto de 2022, teve que ser recolhido das prateleiras por conta da sua produção ter sido feita com uma substância tóxica.

Conforme o exposto na época pela Anvisa, a empresa usou o aditivo alimentar propilenoglicol, da marca Tecno Clean Industrial Ltda. Após uma inspeção, identificou-se o uso da substância contaminada como ingrediente na linha de produção das massas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Após inspeção da Anvisa, marca de macarrão foi arrancada dos mercados com urgência – Reprodução Internet

Em setembro de 2021, conforme mostrou o G1, a Anvisa determinou o recolhimento e proibiu a comercialização, distribuição, manipulação e uso de dois lotes do propilenoglicol (AD5035C22 e AD4055C21) contaminados por uma substância tóxica, o etilenoglicol.

Vale lembrar que o propilenoglicol adulterado foi usado na fabricação de petiscos para cachorros e pode ter sido responsável pela morte de ao menos 40 animais. Diante desse risco, a Anvisa pediu que os produtos contaminados fossem recolhidos às pressas de todos os mercados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Macarrão Keishi (Foto: Reprodução/ Internet)

Pronunciamento da empresa na época:

Em nota divulgada em setembro de 2022, a Keishi afirmou que sempre prezou pelo controle rigoroso da qualidade de seus produtos:

“A Keishi sempre primou pelo controle rigoroso da qualidade de seus produtos.”, iniciou.  Neste episódio, a Anvisa proibiu a comercialização dos produtos fabricados no período de 25/jul/2022 a 24/ago/2022, com uso da suposta substância contaminada. Este lote corresponde a pouco mais de 1% do total dos produtos fabricados e vendidos pela Keishi no período”, disse.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Em nenhum momento a Keishi desconfiou da qualidade da substância utilizada em seus produtos, pois adquiriu de boa-fé de fornecedor idôneo, com quem mantém relações comerciais de longa data, que tem nome respeitado no mercado. À Keishi mantém estreito contato com o fornecedor visando elucidar o ocorrido”, seguiu.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Situação atual:

Vale lembrar que o caso foi solucionado e a empresa atendeu todas as medidas impostas pela Anvisa. Atualmente, todos os produtos estão sendo comercializados normalmente.

Massa de macarrão (Reprodução/Internet)

O que a Anvisa fiscaliza?

Entre as ações de fiscalização, estão a apreensão, o recolhimento, a proibição e a suspensão de armazenamento, comercialização, distribuição, fabricação, importação, propaganda e/ou uso do produto, ou serviço.

Autor(a):

Eu sou Kelly Araújo, formada em Biologia pelo IFCE e atualmente estudo Engenharia de Produção Civil na mesma instituição. Escrevo sobre televisão e o universo dos famosos desde o ano de 2014. Sou apaixonada por falar sobre os bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos nas redes sociais e amo assistir um reality show de confinamento. Minhas redes são: Email: kelly.araujo@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile