Anvisa teve que interditar marcas aclamadas de cosméticos
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, teve que proibir a comercialização de duas marcas de cosméticos para cabelo e unhas por conta de um problema diagnosticado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Responsável pelo controle de qualidade de tudo é consumido no Brasil, a Anvisa está sempre fiscalizando produtos afim de detectar se estão ou não dos padrões de exigência. E duas empresas falharam com a normas.
De acordo com informações divulgadas pelo site Veja Saúde, no dia 16 de agosto de 2018, a marca de alisante de cabelos Forever Liss Btox e o produto para unhas Keraprimer, foram barrados por falta de registro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
É importante que as marcas tem o registro da Anvisa autorizando que elas sejam comercializadas, uma vez que assim é garantido a segurança de que elas podem ser repassada para os consumidores. Se uma marca não tem registro do órgão, não se pode confirmar que ela seja segura para uso.
E é válido destacar que para uma empresa conseguir o registro da Anvisa com determinado produto, ele deverá passar por avaliação e fiscalização rigorosas, que seguem critérios específicos para cada produto em questão (sejam cosméticos ou medicamentos).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale destacar que ambos os produtos citados são muito queridos, em especial pelas mulheres. O primeiro é uma máscara que oferece volume e belos cabelos. O segundo era popular para colocação de unhas em gel ou acrílico. Logo, eram queridinhos de quem ama cuidar da beleza.
DESFECHO
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como não tinham registro, a Anvisa determinou, na ocasião, a proibição, comercialização, distribuição e divulgação dos dois produtos em todo o território nacional.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
SITUAÇÃO HOJE
Em uma rápida pesquisada no Google, é possível observar que há vários produtos Forever Liss Btox disponíveis para comprar atualmente. Já da marca Keragel, também vende atualmente vários produtos para unhas.
Não foram encontrados pronunciamentos públicos por parte das empresas responsáveis pelos produtos. Assim, ambas as donas das marcas podem entrar em contato para expor suas versões dos fatos e esclarecer o ocorrido se desejarem.
O QUE A ANVISA FAZ?
A Anvisa fiscaliza a produção e consumo de produtos submetidos a vigilância sanitária como medicamentos, agrotóxicos e cosméticos. Ainda, a agência também é responsável pelo controle sanitário de portos, aeroportos e fronteiras. Essas informações podem ser consultadas no site oficial do órgão.