A Vigilância Sanitária precisou agir às pressas para interditar um restaurante e um mercado popular de SP. A notícia caiu como uma bomba no colo dos clientes
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atua em nosso país garantindo a segurança, qualidade e eficácia de alguns produtos e serviços de nosso cotidiano. Nessa matéria, falaremos sobre a interdição do órgão federal contra um mercado e um restaurante popular de SP.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale lembrar que esses dois tipos de estabelecimentos costumam ser usados corriqueiramente por milhões de pessoas. Justamente por conta disso, uma notícia como essa acaba gerando uma grande apreensão, justamente, por conta do medo de pegar um local contrário as regras da Anvisa.
MERCADO
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo informações do portal da Prefeitura de Bragança Paulista (SP), um supermercado, localizado na região central da cidade, acabou sendo autuado pela Secretaria de Saúde, através da Divisão de Vigilância Sanitária – VISA. Eles foram até o local após receberam uma série de denúncias.
A ação resultou na interdição total do estabelecimento, além do descarte de aproximadamente uma tonelada de alimentos perecíveis no aterro sanitário do município. Esses alimentos estavam disponíveis para a comercialização, sendo assim, prontos para a aquisição da população.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com informações da matéria, a ocorrência ocorreu em março de 2023 e surpreendeu todo mundo. Vale lembrar que a comercialização de alimentos vencidos, sem identificação, validade, adulterados é crime contra a relação de consumo e contra à saúde pública conforme Lei Federal.
Pronunciamento:
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações do supermercado citado na matéria a respeito do ocorrido, porém, o espaço continua aberto para o mesmo poder expor sua versão dos fatos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Situação atual:
Após o ocorrido, o supermercado se adequou novamente as normas da Anvisa e voltou a funcionar normalmente.
RESTAURANTE
Em julho de 2023, segundo o G1, um restaurante de Santos, no litoral de São Paulo, teve a cozinha interditada após a Seção de Vigilância Sanitária (Sevisa) receber denúncias sobre o local. Na época, a reportagem do G1 teve acesso às imagens que mostraram sujeira e até baratas no estabelecimento.
Segundo a prefeitura, uma equipe da Sevisa foi até o restaurante na Avenida Conselheiro Nébias enquanto o estabelecimento estava funcionando e verificou diversas irregularidades na cozinha, como falta de higiene, falta de identificação de alimentos, necessidade de reparos na rede elétrica e etc.
Ainda conforme a matéria, a Sevisa encontrou irregularidades apenas na cozinha, assim, somente essa dependência do restaurante Boqueirão Sport Bar foi interditada. Na época, foi estabelecimento que após o cumprimento das medidas, o estabelecimento poderia voltar a funcionar normalmente.
Pronunciamento:
Na ocasião, o portal G1 procurou o restaurante Boqueirão Sport Bar, mas eles não retornaram com nenhum parecer. Vale lembrar que nosso espaço permanece em aberto para atualização da matéria.
Situação atual:
Não encontramos informações recentes sobre a empresa. Mas, uma rápida busca pelo restaurante no Google aparece o seguinte comunicado “permanentemente fechado”.
O que a Anvisa fiscaliza?
Entre as ações de fiscalização, estão a apreensão, o recolhimento, a proibição e a suspensão de armazenamento, comercialização, distribuição, fabricação, importação, propaganda e/ou uso do produto ou serviço.