A interdição da Anvisa contra padaria e açougue em SP
Na tarde desta quinta-feira (25), o TV Foco relembra e traz mais informações sobre 2 decretos da Anvisa contra uma padaria e um açougue tradicional, ambos localizados no estado de São Paulo.
Primeiro vamos falar sobre o caso da padaria localizada no distrito de Barão Geraldo, interditada pela Coordenadoria de Fiscalização de Alimentos do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) com ordem da Anvisa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O motivo da interdição é referente ao não cumprimento de requisitos na manipulação e armazenamento de alimentos, que aconteceu no dia 16 de novembro de 2022.
De acordo com informações da Devisa, e divulgadas pelo portal ‘G1’, da Globo, foi constatado o acúmulo de objetos sem uso, resíduos de alimentos em vários locais da padaria, ambientes sujos, falta de barreiras físicas para impedir a entrada de animais como insetos, baratas e ratos.
MAIS SOBRE O ASSUNTO
E não para por aí, ainda foi verificado a falta de monitoramento de temperatura dos alimentos em todas as etapas, ausência de procedimento de higienização dos alimentos, produtos preparados sem identificação e sem controle da validade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale destacar que o endereço do estabelecimento não foi divulgado pela prefeitura ao portal G1 e com isso, não conseguimos informar sobre o funcionamento do estabelecimento nos dias atuais, assim como o posicionamento da empresa em relação ao caso.
QUAL AÇOUGUE QUE FOI INTERDITADO PELA ANVISA?
O próximo caso que vamos citar hoje também aconteceu em São Paulo, em um açougue tradicional chamado Ki-Boiada, no dia 31 de março de 2023.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na ocasião, de acordo com informações divulgadas pelo site ‘Guarulhos SP’, o Procon, que também segue as ordens da Anvisa, multou e também interditou o local por 30 dias.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para quem não sabe, o açougue fica localizado no bairro Pimentas e foi interditado por conta da comercialização de carne imprópria para o consumo, falta de higiene, produtos vencidos e sem identificação.
Além disso, os balcões estavam enferrujados, tinha fezes de roedores pelo local e até ratos vivos, o que a Anvisa abomina em um estabelecimento. Porém, vale destacar que atualmente o açougue já está aberto normalmente após seguir todas as regras da Anvisa.