Vigilância Sanitária precisou interditar quatro estabelecimentos devido a descumprimento de normas da Anvisa nos últimos anos
A Anvisa possuí papel fundamental na fiscalização dos produtos do Brasil para garantir a saúde dos consumidores. De vez em quando, a agência precisa interditar alguns estabelecimentos, que descumprem as regras e podem proporcionar riscos aos clientes.
E a verdade é que todo cuidado é pouco quando o assunto é comida. Enquanto alguns brasileiros gostam de comprar suas refeições, seja em mercados ou açougues, outros preferem se locomover até restaurantes, bares ou padarias.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desse modo, é de extrema importância ficar atentos as medidas da Anvisa, para ter certeza de que um alimento ou estabelecimento segue a risca as regras.
Nesta terça-feira, 27, iremos relembrar o caso envolvendo a interditação de uma padaria, açougue e dois restaurantes, que tinham péssimas condições de funcionamento.
No dia 20 de dezembro de 2023, a Vigilância Sanitária, que é um órgão publico regional para fiscalizar as normas da Anvisa, além das leis estaduais, interditou um açougue no litoral sul do Rio Grande do Sul devido as condições de higiene precárias.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com informações do portal Terra, o estabelecimento possuía denúncias de venda de carne de cachorro. Por conta das condições, foram confiscados 49,5kg de carne do açougue, que não teve o nome revelado.
O estabelecimento só poderia voltar a funcionar após cumprir as regras estabelecidas da Anvisa. Porém, como o nome não foi revelado, não há como saber o desfecho do açougue.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● O anúncio de Tralli ao paralisar jornal na Globo com proibição da Anvisa contra produto n°1 no Brasil
● Atenção idosos: ANVISA baixa ordem e retira produto nº1 às pressas após risco de doença cardíaca e +
● Atenção, donas de casa: ANVISA passa facão e arranca dos mercados detergente n°1 após descoberta
PRONUNCIAMENTO DA EMPRESA
Como a matéria do portal Terra não revelou o nome do estabelecimento, não há como saber se houve pronunciamento. Mas, lembrando que o espaço permanece em aberto para que ela possa expor sua versão dos fatos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
PADARIA
No dia 16 de novembro de 2022, uma padaria no distrito de Barão Geraldo, em Campinas, foi interditada pelo Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), que também segue as normas da Anvisa.
Em nota, a prefeitura afirmou que o estabelecimento não cumpria os requisitos de boas práticas na manipulação e armazenamento dos alimentos.
Na época da inspeção da Devisa, o estabelecimento contava com acúmulo de objetos em desuso, resíduos de alimentos em vários locais e a ausência de barreiras físicas que impedem a entrada de animais como insetos, baratas e ratos.
Além disso, o estabelecimento não conta com o controle ou realizava o monitoramento de temperatura dos alimentos em todas as etapas, segundo informações do G1.
A padaria também não contava com o procedimento adequado de higienização dos alimentos, preparava os produtos sem identificação e sem controle da validade.
NOTA DA EMPRESA
A padaria poderia voltar a funcionar após cumprir os padrões estabelecidos pela Anvisa. Porém, como a matéria não revelou o nome ou endereço, não há como saber a situação atual da empresa, nem se houve algum pronunciamento.
RESTAURANTES
Já em dezembro de 2023, a interditação ocorreu em uma unidade do restaurante Parmê, na zona norte do Rio de Janeiro, após uma fiscalização da Vigilância Sanitária.
De acordo com informações do portal UOL, foram encontrados ratos e baratas entre os alimentos que os clientes consumiam, além de cerca de 100 kg carne podre, fora da validade e sem proteção.
Além disso, a Vigilância Sanitária pontuou que havia acúmulo de água suja, pisos sujos, presença de baratas e equipamentos engordurados.
PRONUNCIAMENTO DA MARCA
Até o momento não foi encontrada nenhuma nota oficial ou posicionamento da empresa mencionada, lembrando que o espaço permanece em aberto para que ela possa expor sua versão dos fatos.
Após a interditação, o restaurante Parmê, localizado no Norte Shopping do Rio de Janeiro, passou a cumprir as normas da Anvisa e segue aberto.
POR QUE A MARCA É IMPORTANTE?
A Parmê tornou-se um dos restaurante queridos entre o público devido aos seus pratos variados, que vão desde massas até pizzas.
Além de estar presente no dia a dia do brasileiro, a empresa também gera diversos empregos, fato que ajuda no crescimento da economia.
Atualmente, a empresa segue todas as regras da Anvisa e mantém a qualidade de seus produtos.
MAIS UM
Por fim, em maio de 2009, um restaurante fechou as portas em Aracruz por conta de não possuir estrutura adequada, ausência e condições higiênico-sanitárias, e até mesmo estar funcionando sem o Alvará.
Alexandre Rebuzzi, gerente da vigilância sanitária de Aracruz, reforçou a situação do restaurante, que teve seu nome em sigilo, assim como os outros casos, o espaço continua aberto para pronunciamentos.
“O restaurante vai ficar fechado até que a situação seja regularizada”, disse o gerente.
COMO SABER SE O PRODUTO TEM REGISTRO DA ANVISA?
Por fim, para descobrir se um produto está de fato regularizado junto à Anvisa, basta acessar o Sistema de Consultas do órgão.
As informações do Portal de Consultas são disponibilizadas diretamente pela Anvisa, o que garante a autenticidade da informação.