A proibição da Anvisa contra diversos estabelecimentos populares
A saber, a Anvisa se trata, em suma, de uma agência reguladora, sob a forma de autarquia de regime especial, vinculada ao Ministério da Saúde.
Assim, com 100kg de carne podre e nojeira, vocês irão conferir nesta terça-feira (23), tudo sobre a interdição da Anvisa contra restaurante de shopping, mercado e +4 populares.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Bom, em dezembro do ano de 2023, segundo o UOL, uma unidade do restaurante Parmê na zona norte do Rio de Janeiro foi interditada por manter alimentos fora da validade, acumular água suja e ter a presença de animais.
A salientar, na ocasião, no restaurante que fica localizado no Norte Shopping, foram encontrados ratos e baratas transitando entre os alimentos. As informações são do Instituto Municipal de Vigilância Sanitária, Vigilância de Zoonoses e Inspeção Agropecuária (Ivisa) do Rio de Janeiro.
Ainda segundo a fonte, a vigilância apontou também cerca de 100 kg de alimentos impróprios para a alimentação. Havia frios, molhos diversos, carnes, linguiça e camarão que eram mantidos fora de temperatura adequada, sem proteção e com validade expirada. Sabemos bem que, o consumo de alimentos podres pode acabar sendo fatal a saúde do cidadão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Norte Shopping informou que colaborou com a operação realizada pela Vigilância Sanitária. Já o Parmê não se prenunicou sobre o assunto.
O que aconteceu no Aeroporto Internacional de Viracopos?
Seguindo com as informações, de acordo com o G1, em novembro do ano de 2023, a Anvisa informou que interditou quatro restaurantes na praça de alimentação do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), após identificar a presença de baratas.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Internação e risco grave: Ana Paula Araújo para BDBR com alerta máximo da ANVISA sobre remédio nº1 do Brasil
● Risco grave: ANVISA emite decreto contra produto nº1 das donas de casa e retira dos supermercados
● Atenção, mães: ANVISA acaba de emitir alerta contra produto nº1 e indispensável para bebês após descoberta
De acordo com a Anvisa, “a presença dos insetos foi observada nos estabelecimentos Triviali, Spoleto, Premium Pub e Piazza Focacceria”. Para quem não sabe, Viracopos é um dos maiores aeroportos de passageiros e o maior de cargas do Brasil. Em 2022, o terminal recebeu fluxo de 14 milhões de pessoas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por meio de uma nota, a Aeroportos Brasil Viracopos disse que o fechamento ocorreu em uma área isolada da praça de alimentação. “Vale contextualizar que o aeroporto possui hoje 171 operações comerciais, sendo 55 de alimentação. A expectativa é que as lojas cumpram as exigências do órgão e estejam aptas para reabrir na próxima semana. A concessionária informa que recebeu, no início da tarde desta sexta-feira (10/11), uma Notificação Sanitária da Anvisa para prestar esclarecimentos sobre a ocorrência dentro de cinco dias e que irá cumprir com a determinação do órgão no prazo estabelecido”, diz o texto da nota.
Sobre as empresas, elas não se pronunciaram sobre o assunto na época, porém, o espaço segue aberto para isto.
E por fim, mas não menos importante, também podemos citar, quanto em março de 2023, segundo o portal da Prefeitura de Bragança, foi interditado um supermercado, localizado na região central da cidade.
A atuação ocorreu após denúncia recebida na VISA, em que os Fiscais da área de alimentos realizaram inspeção sanitária a fim de verificar a procedência da denúncia e constataram que o estabelecimento estava em desacordo com as legislações sanitárias vigentes.
Pelo fato do nome do supermercado não ter sido divulgado pela Anvisa, não temos um posicionamento a respeito da mesma. Contudo, o espaço segue aberto para tal.