A Vigilância Sanitária surpreendeu ao realizar uma interdição urgente contra um restaurante muito popular de SP. Na ocasião, foi encontrado barata e muita nojeira
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atua em nosso país garantindo a segurança, qualidade e eficácia de alguns produtos e serviços de nosso cotidiano. O órgão federal costuma agir para impedir que irregularidades aconteçam e prejudiquem os consumidores. Nessa matéria, falaremos da interdição contra um restaurante popular de SP que virou notícia até em jornal da Globo.
O caso aconteceu em julho de 2023 em um restaurante de Santos, no litoral de São Paulo. Na ocasião, segundo informou o G1, portal de notícias do Grupo Globo, o estabelecimento teve a cozinha interditada após a Seção de Vigilância Sanitária (Sevisa) receber denúncias sobre o local. O local tinha muita sujeira e até apresentava a proliferação de algumas baratas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A equipe da Sevisa foi até o restaurante na Avenida Conselheiro Nébias enquanto o estabelecimento estava funcionando e verificou diversas irregularidades na cozinha, como falta de higiene, falta de identificação de alimentos, necessidade de reparos na rede elétrica, entre outros problemas. As paredes estavam sujas de óleo, assim como os equipamentos da cozinha.
Segundo a Sevisa, nada irregular foi constatado nas demais dependências do restaurante Boqueirão Sport Bar. Desta forma, só a cozinha foi interditada. Além disso, a Prefeitura fez questão de informar que a Sevisa realizou a fiscalização após denúncia à Ouvidoria Municipal, que é o procedimento a ser seguido para a segurança dos consumidores.
Pronunciamento:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Não encontramos nenhum pronunciamento a respeito do restaurante. Entretanto, nosso espaço segue em aberto para atualização da matéria.
Situação atual:
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, foi informado que liberação para o funcionamento do espaço ia depender das devidas adequações em cumprimento das medidas da Anvisa. Caso as mudanças não fossem realizadas, o estabelecimento será multado. Como se passaram muitos meses, acredita-se que o restaurante voltou a funcionar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como fazer uma denúncia para a Anvisa?
Fazer uma denúncia para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) envolve seguir alguns passos específicos. Aqui estão as orientações gerais para realizar uma denúncia:
- Acesse o Portal da Anvisa: Vá para o site oficial da Anvisa (www.gov.br/anvisa) e procure a seção destinada a denúncias. Geralmente, há uma área específica para esse fim.
- Escolha o tipo de denúncia: Identifique a categoria da sua denúncia. A Anvisa lida com diversos setores, como alimentos, medicamentos, produtos para a saúde, vigilância sanitária em portos, aeroportos e fronteiras, entre outros. Escolha a categoria mais adequada à sua situação.
- Preencha o formulário: Complete o formulário de denúncia com o máximo de informações possível. Forneça detalhes precisos sobre o ocorrido, incluindo data, local, descrição do problema e, se possível, dados sobre os produtos ou serviços envolvidos.
- Mantenha o anonimato, se desejado: Se preferir, a maioria dos formulários de denúncia permite que você mantenha seu anonimato. No entanto, fornecer suas informações de contato pode ser útil para a Anvisa entrar em contato com você, se necessário.
- Anexe documentos, se disponíveis: Se houver documentos relevantes, como fotos, vídeos ou outros registros, anexe-os à sua denúncia para fornecer evidências adicionais.
- Revise e envie: Antes de enviar a denúncia, revise todas as informações fornecidas para garantir precisão e clareza. Depois, envie o formulário.
- Acompanhe o processo, se possível: Algumas plataformas fornecem um número de protocolo ou alguma forma de acompanhamento da denúncia. Anote essas informações para referência futura.
Lembre-se de que fazer uma denúncia à Anvisa é uma maneira importante de contribuir para a segurança e qualidade dos produtos e serviços relacionados à saúde. Caso não encontre as informações necessárias no site, entre em contato diretamente com a Anvisa por telefone para obter orientações adicionais.