A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) surpreendeu a todos ao ter que interditar uma rival aclamada do grupo Assaí, após infestação de baratas
Uma rede de supermercados popular e rival número 1 do poderoso grupo Assaí, precisou ser interditada pela Anvisa por conta de uma infestação de baratas. Todos sabem que a agência é responsável por fiscalizar produtos e estabelecimentos.
E quando visita um determinado lugar, a Anvisa espera encontrar lá, um ambiente limpo e organizado. Infelizmente, não foi isso que o órgão encontrou em um empreendimento da gigante rival do Assaí, que é uma das principais empresas do Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Conforme informações do site Conjur, em 27 de março de 2021, a 19ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro condenou o supermercado Carrefour a pagar R$ 200 mil de indenização por danos morais coletivos por infestação de baratas.
A rede é uma das maiores em atividade no país e sinônimo de confiança e tradição. Mas, após uma vistoria feita pela Vigilância Sanitária (que responde a Anvisa) acabou sendo autuada devido à situação do ambiente.
UNIDADE COM PROBLEMA
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como destacado pelo site Conjur, a unidade com problema encontrada pela Vigilância Sanitária foi a localizada na Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio. O órgão constatou a presença de baratas vivas, principalmente nos boxes das caixas registradoras de pagamento do supermercado. Os agentes sanitários verificaram ainda que o desgaste dos móveis proporciona abrigos e esconderijos para os insetos.
Na inspeção, os fiscais ainda acharam pescados fora da frigorificação; 50 embalagens de hambúrguer de carne bovina congelado alteradas; caixas de margarinas acondicionadas em temperatura ambiente, fora da refrigeração, e a ausência de sistema térmico de água quente corrente na cozinha do refeitório dos funcionários.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Atenção donas de casa: ANVISA acaba de proibir farinha popular e nº1 no Brasil após grave descoberta
● Carne recheada de insetos: Vigilância Sanitária interdita açougue de supermercado n°1 por nojeira em 2024
● Risco de intoxicação: ANVISA baixa proibição contra produto n°1 e indispensável às donas de casa
NOTA OFICIAL DO CARREFOUR
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com O Globo, o Carrefour se manifestou na ocasião sobre a situação envolvendo a unidade autuada pela Anvisa: “Com relação à decisão da 19º Câmara Cível do Rio de Janeiro, o Carrefour informa que o hipermercado atua de acordo com rígidos controles de segurança alimentar e boas práticas de higienização e produção de alimentos. A empresa reforçou todos os seus procedimentos, além de realizar regularmente intenso controle de pragas com empresas especializadas. A empresa ressalta seu compromisso com a qualidade e segurança dos alimentos que comercializa e com o bem-estar de seus colaboradores e clientes, atuando de acordo com a legislação vigente. A companhia irá recorrer da decisão”.
QUAL O MAIOR SUPERMERCADO DO BRASIL?
Segundo um ranking da ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados), em 2023, o Grupo Carrefour foi o empreendimento que mais lucrou com vendas, logo, é a número 1 do Brasil. Só a empresa teve um faturamento na casa dos R$ 108 bilhões.