A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, é responsável pelo controle de qualidade de tudo que é consumido no Brasil. Dessa maneira, o órgão cuida da saúde de milhares de brasileiros.
E se uma empresa não cumpre com o que se espera dos padrões de higiene e qualidade, a Anvisa barra a comercialização dos produtos. O mesmo vale para os estabelecimentos, e nesse caso, quem cuida é uma Vigilância Sanitária municipal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E um órgão local foi o responsável por apreender 400 kg de carne podre que seriam vendidos aos consumidores. De acordo com informações do site da prefeitura de Maceió, uma equipe da vigilância sanitária fez fiscalização em supermercados do bairro Petrópolis e encontrou a infração.
Airton Santos, chefe especial da Visa Maceió, comentou sobre a operação que ocorreu nos dias 23 e 24 de setembro do ano passado: “A Vigilância Sanitária de Maceió continua atenta e empenhada em levar educação em saúde aos empreendimentos da capital, para que os comerciantes possuam um olhar vigilante sobre o que fornecem aos clientes. Ao observarmos alimentos impróprios para o consumo, precisamos recolher para que a saúde da população não seja prejudicada ao consumir produtos estragados”.
Na ocasião, todos apreendidos foram descartados no aterro sanitário da Capital. Os estabelecimentos foram autuados e responderão a processo administrativo, cuja penalidade inclui multa no valor de R$ 180 a R$ 38 mil, no caso da empresa ser reincidente na infração.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
COMO O ÓRGÃO FISCALIZA ALIMENTOS?
De acordo com o site oficial do governo, na hora dos alimentos, a Anvisa coordena, supervisiona e controla as atividades de registro, inspeção, fiscalização e controle de riscos, sendo responsável por estabelecer normas e padrões de qualidade e identidade a serem observados. O órgão tem vigilâncias sanitárias associadas, que são as estaduais e municipais.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE