Vigilância Sanitária fechou temporariamente dois restaurantes muito amados no Brasil
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atua em nosso país garantindo a segurança, qualidade e eficácia de alguns produtos e serviços de nosso cotidiano. Nessa matéria, falaremos sobre uma proibição imposta pelo órgão federal contra dois restaurantes muito amados dos shoppings no Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale lembrar que ir para os shoppings passear sozinho, com a família ou amigos se tornou um passatempo preferido das pessoas. Isso porque esses estabelecimentos contam com uma série de atividades que costumam ser divertidas. Além disso, conta com uma série de restaurantes que são grandes fenômenos.
Recentemente, a Anvisa anunciou o fechamento de dois restaurantes extremamente famosos nos shoppings por problemas de higiene, baratas e comida vencida. O problema é que esses dois restaurantes são extremamente famosos e conhecidos, os brasileiros adoram e comem muito neles diariamente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o portal da ‘CNN’, a Anvisa interditou um restaurante do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas–SP, após identificar a presença de baratas. Conforme a agência, a presença dos insetos foi observada no estabelecimento Spoleto. O estabelecimento ficou fechado até que o problema fosse resolvido.
Por meio de uma nota, a Aeroportos Brasil Viracopos disse que o fechamento ocorreu em uma área isolada da praça de alimentação e que sempre orienta os lojistas sobre obrigações previstas em contrato. Além disso, eles se colocaram à disposição para solucionar os problemas indicados pela Vigilância Sanitária.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nota do aeroporto:
“Vale contextualizar que o aeroporto possui hoje 171 operações comerciais, sendo 55 de alimentação. A expectativa é que as lojas cumpram as exigências do órgão e estejam aptas para reabrir na próxima semana. A concessionária informa que recebeu, no início da tarde desta sexta-feira (10/11), uma Notificação Sanitária da Anvisa para prestar esclarecimentos sobre a ocorrência dentro de cinco dias e que irá cumprir com a determinação do órgão no prazo estabelecido”, diz o texto da nota.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Situação atual:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale lembrar que o problema foi resolvido e atualmente o restaurante funciona normalmente para atender as necessidades do público que circulam pelo aeroporto.
Outro restaurante:
Em dezembro de 2023, segundo informações do portal UOL, uma unidade do restaurante Parmê na zona norte do Rio de Janeiro foi interditada por manter alimentos fora da validade, acumular água suja e ter a presença de animais. O estabelecimento cometeu uma série de infrações.
No restaurante, localizado no Norte Shopping, foram encontrados ratos e baratas transitando entre os alimentos. As informações são do Instituto Municipal de Vigilância Sanitária, Vigilância de Zoonoses e Inspeção Agropecuária (Ivisa) do Rio de Janeiro. As barbaridades não pararam nisso.
Além disso, a inspeção apontou também cerca de 100 kg de alimentos impróprios para a alimentação. Havia frios, molhos diversos, carnes, linguiça e camarão que eram mantidos fora de temperatura adequada, sem proteção e com validade expirada. A comida era preparada em situação precária.
Os agentes encontraram ainda acúmulo de água suja, pisos sujos e equipamentos engordurados. Segundo o UOL, o gerente da unidade do Parmê foi preso em flagrante por agentes da Decon (Delegacia de Polícia de Proteção ao Consumidor), da Polícia Civil, por crime contra as relações de consumo.
Pronunciamento
Na época, o Norte Shopping informou que colaborou com a operação realizada pela Vigilância Sanitária e aguarda a adequação do restaurante para que volte a funcionar. Não encontramos nenhum pronunciamento a respeito da rede de restaurantes, mas o espaço segue em aberto.
Situação atual
Uma rápida pesquisa no Google mostra que o restaurante Parmê localizado no Norte Shopping do RJ continua aberto. Ou seja, eles já cumpriram as determinações da Anvisa e voltaram a ficar em regularidade com as normas impostas pela Vigilância Sanitária.
O que a Anvisa fiscaliza?
Entre as ações de fiscalização, estão a apreensão, o recolhimento, a proibição e a suspensão de armazenamento, comercialização, distribuição, fabricação, importação, propaganda e/ou uso do produto ou serviço.