A Vigilância Sanitária promoveu ação contra açougue, restaurante e padaria
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atua em nosso país garantindo a segurança, qualidade e eficácia de alguns produtos e serviços de nosso cotidiano. Nessa matéria, por exemplo, falaremos sobre a proibição do órgão federal em SP contra açougue, restaurante e uma padaria.
Açougue:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em abril deste ano, segundo o G1, um açougue foi interditado e teve aproximadamente 100 kg de alimentos inutilizados após ser alvo da Vigilância Sanitária Municipal de Bertioga, no litoral de São Paulo. O estabelecimento foi acusado de misturar carnes estragadas e as vendia aos clientes.
O comércio fica localizado bairro Jardim Albatroz. Na ocasião, um vídeo, que circulou nas redes sociais, é narrado anonimamente por uma pessoa que alega ter trabalhado no estabelecimento e registrado irregularidades. A denúncia do homem exposta no vídeo teve uma grande repercussão.
“Toda carne passada eles mandam moer e colocar no meio da carne moída. Moela, tripa, fígado, o que for, eles mandam moer e jogar na carne moída de segunda”, afirmou o homem. O vídeo exposto pelo portal G1 mostra todas as irregularidades presentes no estabelecimento famoso na cidade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Pronunciamento:
O G1 tentou entrar em contato com o estabelecimento, por telefone, em busca de um posicionamento sobre o caso, mas não obteve um retorno. Entretanto, nosso espaço permanece em aberto para atualização da matéria.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Carnes em decomposição e chão sujo de sangue: ANVISA interdita açougue popular nº1 por nojeira
● Pode até matar: Renata Vasconcellos paralisa JN com proibição da Anvisa contra produto n°1 dos brasileiros
● 3 toneladas de carne no lixo: ANVISA baixa o facão contra açougue popular por descoberta de contaminação
Em nota, a Prefeitura de Bertioga afirmou que o órgão fez uma inspeção no açougue, no último dia 19 de abril, quando encontrou diversas irregularidades sanitárias no local.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Situação atual:
Não temos informações atuais sobre a funcionalidade do açougue.
Padaria:
Em novembro de 2022, segundo o G1, a Coordenadoria de Fiscalização de Alimentos do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), da Secretaria de Saúde de Campinas (SP), interditou uma padaria localizada no distrito de Barão Geraldo pelo não cumprimento de requisitos na manipulação e armazenamento de alimentos.
Segundo o Devisa, foi constatado o acúmulo de objetos sem uso, resíduos de alimentos em vários locais da padaria, ambientes sujos e falta de barreiras físicas para impedir a entrada de animais como insetos, baratas e ratos. Além disso, tinha ausência de procedimento de higienização dos alimentos, produtos preparados sem identificação e etc.
Pronunciamento:
Na matéria do G1, não foi divulgado o nome do estabelecimento que sofreu com a autuação da Anvisa. A prefeitura da cidade preferiu preservar o nome. Entretanto, foi afirmado na matéria que “após a correção das irregularidades, o estabelecimento poderá solicitar a desinterdição”.
Situação atual:
Não encontramos informações a respeito da funcionalidade do mercado.
Restaurante:
Em janeiro deste ano, segundo informações do portal Jornal Cruzeiro, a Vigilância Sanitária (Visa) interditou um estabelecimento comercial, com atividade de restaurante, na região central de Sorocaba, em SP. O local foi fechado por funcionar com estrutura inadequada.
Pronunciamento:
Não encontramos nenhuma nota do restaurante sobre a autuação da Anvisa. Mas, o espaço segue aberto para atualização da matéria.
Situação atual:
Segundo informações do portal Jornal Cruzeiro, a reabertura ao público poderia ocorrer apenas quando o proprietário do estabelecimento fizesse a adequação necessária e a devida regularização.
Como fazer uma denúncia a Anvisa?
Para fazer uma denúncia na Anvisa, é preciso preencher o formulário eletrônico descrevendo o fato e detalhar as informações, a fim de possibilitar a apuração da denúncia. A denúncia, quando possível, dever conter fotos ou materiais que possam demonstrar os fatos relatados.