ALERTA
247 kg de comida podre, rato e nojeira: A interdição da Anvisa contra mercado, restaurante de SP e + 1 popular
08/06/2024 às 11h45
A Vigilância Sanitária precisou agir às pressas contra restaurante, mercado e outro estabelecimento muito popular
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atua em nosso país garantindo a segurança, qualidade e eficácia de alguns produtos e serviços de nosso cotidiano. Nessa matéria, por exemplo, falaremos sobre a proibição do órgão federal contra mercado, restaurante de SP e uma padaria.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
RESTAURANTE
Em 27 de setembro de 2023, um restaurante tradicional de São Bernardo, em São Paulo, acabou sendo interditado de forma integral pela Vigilância Sanitária. O estabelecimento famoso é Caravanas, localizado no bairro Planalto. A informação foi confirmada em primeira mão pelo portal ABC em Off.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo a Vigilância Sanitária, local teve que fechar as portas devido a diversas irregularidades cobradas pela Anvisa, como falta de higiene e alimentos vencidos no local. No restaurante foram encontrados insetos vivos no setor de manipulação de alimentos, o que coloca em risco a saúde do consumidor.
A ocorrência foi registrada na DICMA (Delegacia de Investigação de Infrações e Crimes contra o Meio Ambiente). Vale lembrar que o famoso restaurante já tinha sido interditado em julho de 2023. Na época, o estabelecimento apresentou os mesmos problemas relacionados a segurança alimentar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Pronunciamento:
Não encontramos nenhum pronunciamento da empresa a respeito do assunto. Entretanto, nosso espaço segue em aberto para atualização da matéria.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Vômito e diarreia: Anvisa faz proibição contra 3 marcas de azeite, farinha e +1 do Assaí, Carrefour e mais
● Carnes em decomposição e chão sujo de sangue: ANVISA interdita açougue popular nº1 por nojeira
● Pode até matar: Renata Vasconcellos paralisa JN com proibição da Anvisa contra produto n°1 dos brasileiros
Situação atual:
Vale lembrar que em setembro de 2023, quando o espaço foi interditado, foi dito pela Anvisa que ele só seria reaberto quando todas as situações fossem corrigidas. Entretanto, não temos informações sobre uma reabertura. No Google, aparece a informação “permanentemente fechado”.
PADARIA:
Em novembro de 2022, segundo o G1, a Coordenadoria de Fiscalização de Alimentos do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), da Secretaria de Saúde de Campinas (SP), interditou uma padaria localizada no distrito de Barão Geraldo pelo não cumprimento de requisitos na manipulação e armazenamento de alimentos.
Segundo o Devisa, foi constatado o acúmulo de objetos sem uso, resíduos de alimentos em vários locais da padaria, ambientes sujos e falta de barreiras físicas para impedir a entrada de animais como insetos, baratas e ratos. Além disso, tinha ausência de procedimento de higienização dos alimentos, produtos preparados sem identificação e etc.
Pronunciamento:
Na matéria do G1, não foi divulgado o nome do estabelecimento que sofreu com a autuação da Anvisa. A prefeitura da cidade preferiu preservar o nome. Entretanto, foi afirmado na matéria que “após a correção das irregularidades, o estabelecimento poderá solicitar a desinterdição”.
Situação atual:
Não encontramos informações a respeito da funcionalidade do mercado.
MERCADO
Em junho de 2023, segundo informações do portal da Prefeitura de Indaiatuba (SP), o Departamento de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde e a Polícia Civil realizaram a apreensão e a inutilização de 247 kgs de produtos perecíveis e industrializados fora do prazo de validade em um mercado.
Na ocasião, o estabelecimento localizado no Centro de Indaiatuba foi interditado e o proprietário conduzido até a delegacia. A comercialização de alimentos vencidos, sem identificação, validade, adulterados é crime contra a relação de consumo e contra à saúde pública conforme Lei Federal.
Pronunciamento:
Não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações do supermercado citado na matéria a respeito do ocorrido, porém, o espaço continua aberto para o mesmo poder expor sua versão dos fatos.
Situação atual:
Não encontramos informações a respeito da funcionalidade do mercado.
Como fazer uma denúncia a Anvisa?
Para fazer uma denúncia, é preciso preencher o formulário eletrônico descrevendo o fato e detalhar as informações, a fim de possibilitar a apuração da denúncia. A denúncia, quando possível, dever conter fotos ou materiais que possam demonstrar os fatos relatados.
Autor(a):
Kelly Araújo
Eu sou Kelly Araújo, formada em Biologia pelo IFCE e atualmente estudo Engenharia de Produção Civil na mesma instituição. Escrevo sobre televisão e o universo dos famosos desde o ano de 2014. Sou apaixonada por falar sobre os bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos nas redes sociais e amo assistir um reality show de confinamento. Minhas redes são: Email: [email protected]