BARRADOS

Facão à solta: A interdição às pressas da Vigilância Sanitária contra 3 supermercados e 5 restaurantes

30/12/2023 às 20h00

Por: Larisse Oliveira
Anvisa surpreende ao barrar supermercados e restaurantes (Foto: Divulgação)
Anvisa surpreende ao barrar supermercados e restaurantes (Foto: Divulgação)

Vigilância Sanitária barra supermercados e restaurantes após o não cumprimento de regras de higiene

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária é responsável pelo controle de qualidade de tudo que é produzido no Brasil. Dessa maneira, ela tem um controle de qualidade rigoroso focado em preservar o bem-estar de quem vai consumir ou utilizar os produtos feitos no país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E sempre que alguma empresa não cumpre com os requisitos básicos, pode ter sua operação suspensa. E hoje vamos contar sobre a iniciativa da Anvisa que fez 3 supermercados e 5 restaurantes serem barrados.

Conforme informações do site oficial da prefeitura de Cabo Frio, cidade do Rio de Janeiro, postada no dia 15 de abril desse ano, a Superintendência de Vigilância Sanitária, órgão ligado à Secretaria Municipal de Saúde, realizou diversas interdições de estabelecimentos comerciais, e dentre os estabelecimentos barrados, estavam três supermercados, cinco cozinhas de restaurantes e lanchonetes e dois depósitos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Anvisa é responsável pela averiguação de todos os produtos (Reprodução: Internet)

A Anvisa é responsável pela averiguação de todos os produtos (Reprodução: Internet)

Aconteceu, que todos passaram por inspeção, após a Vigilância Sanitária receber denúncias diversas relatando problemas como presença de roedores, produtos vencidos, estragados ou mal-condicionados. No dia 14, a Anvisa local saiu interditando esses estabelecimentos denunciados.

Na Rua Porto Alegre, no bairro Palmeiras, cinco cozinhas e dois depósitos de bebidas também foram fechados naquela época. De acordo com o superintendente de Vigilância Sanitária, Emanuel Molina, todos os estabelecimentos comerciais foram notificados e receberam prazos para que obras e adequações fossem realizadas, para a desinterdição.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“No caso do supermercado do Centro, a equipe encontrou produtos sem datas de validade, sem condições de consumo. Foram 59,65kg de ponta de frios, 12,45kg de pizza da casa, 16,75kg bacon fatiado, 2kg de carne seca, 14,4kg de queijo prato fatiado e 2kg de linguiça paio localizados nestas condições e descartados. Além disso, parte do depósito de bebidas foi interditado por estar em condições insalubres”, relatou o superintendente.

De acordo com o profissional, o mercado recebeu um prazo de sete dias para regularizar a situação. A equipe de fiscalização da Vigilância Sanitária voltaria ao local para verificar se as medidas corretivas foram implantadas.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Estabelecimento interditado pela Vigilância Sanitária (Foto: Divulgação)

Estabelecimento interditado pela Vigilância Sanitária (Foto: Divulgação)

QUAL FOI O DESFECHO?

No dia 15 de abril, a Vigilância Sanitária retornou aos estabelecimentos que tiveram as cozinhas interditadas e das cinco, três foram liberadas após realizarem obras e atenderem às exigências sanitárias. A equipe de inspeção retornaria para verificar os estabelecimentos que não foram encontrados abertos.

Cabe destacar, que a Anvisa oferece prazos para o cumprimento das normas e quem obedece, volta a operar normalmente. Não há informações se todos voltaram a funcionar, uma vez que a Anvisa não especificou os nomes dos empreendimentos. Mas, conforme a própria Anvisa, a maioria cumpriu o que foi solicitado.Inspeção da Vigilância Sanitária em estabelecimento (Foto: Divulgação)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Anvisa
Vigilancia Sanitaria

Eu sou Larisse Oliveira, sou graduanda em Engenharia Ambiental, pelo Instituto Federal do Ceará. Escrevo sobre o mundo dos famosos desde 2019 e amo cobrir o mundo da televisão, em especial programas de TV. Faço matérias aos finais de semana e atualizo o público sobre tudo que está rolando na TV e nas redes sociais dos queridinhos do momento. Email: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.