URGENTE
Diarreia, convulsão e desfecho em 2024: A interdição urgente da ANVISA contra 2 marcas de carnes populares
24/01/2024 às 19h25
Anvisa faz interdição urgente contra duas marcas populares dos mercados
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, é responsável por fiscalizar todos os produtos que chegarão aos consumidores. E isso vai variar de alimentícios a cosméticos e remédios. Dessa vez, por exemplo, falaremos sobre a urgência na proibição contra duas marcas populares de carnes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A primeira marca que teve a suspensão de mercadoria decretada pela Anvisa, foi a Cellier. Se trata de um atum ralado, que acabou foi priobido pela Anvisa e teve o recolhimento dos mercados determinado. A medida diz respeito ao lote do produto fabricado no dia (08) de maio de 2023, com validade até (08) de maio de 2025, de acordo com informações do ‘G1’.
A ocorrência do caso se deu em Campinas, após o órgão receber um aviso do Centro de Vigilância Sanitária de São Paulo (CVS-SP) sobre um surto de intoxicação por histamina nos Centros de Educação Infantil (CEIs) da cidade. O caso aconteceu em julho do ano passado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O recolhimento do produto também foi determinado, segundo a agência, devido aos resultados de um exame realizado pelo Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) identificou valores de histamina acima dos limites tolerados pela legislação no alimento.
O alimento contaminado com histamina pode causar dormência, formigamento e sensação de queimação na boca, erupções cutâneas no tronco superior, queda de pressão, dor de cabeça, coceira na pele, vômito e diarreia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Qual outra marca foi interditada pela Agência?
Já a segunda marca interditada pelo órgão foi a Carrer Alimentos. Através da publicação da Resolução Nº 4.621, DE 1° de dezembro de 2023, a Agência proibiu a comercialização, distribuição e uso. E comunicou o recolhimento do lote 18/10/2023 A (validade 17/12/2023) do produto Salsicha Hot Dog Resfriada, da empresa Carrer Alimentos LTDA.
Segundo a ANVISA, a medida foi motivada considerando o comunicado de recolhimento voluntário recebido da empresa, devido à contaminação do lote do produto em questão por Listeria monocytogenes. Que causa a listeriose, que é a denominação de um grupo geral de desordens causadas pela bactéria que incluem febre e dores musculares.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● A partir de 2025: INSS anuncia mudança INÉDITA e atinge pagamento da aposentadoria em R$ 1.412
● Reajuste histórico: Salário mínimo tem virada com valor de R$ 1.733 a lista de CLTs em 2025
● Aumento do valor do salário mínimo e +1 EXTRA da Caixa: 2 vitórias chegam aos trabalhadores em 2025
Além disso, a contaminação por Listeria monocytogenes pode levar até a convulsões em casos graves. Em outras pessoas, não gestantes, os sintomas, além de febre e dores musculares, podem incluir dor de cabeça, rigidez do pescoço, confusão, perda de equilíbrio e convulsões. E em idosos e pessoas com condições de imunossupressão, septicemia e meningite são as apresentações clínicas mais comuns.
Vale destacar que, como desfecho, ambas as marcas após a retirada dos lotes contaminados continuaram normalmente suas produções. Seguem até hoje no mercado alimentício no país.
Autor(a):
Kelves Araújo
Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: [email protected]