Anvisa faz interdição urgente contra duas marcas populares dos mercados
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, é responsável por fiscalizar todos os produtos que chegarão aos consumidores. E isso vai variar de alimentícios a cosméticos e remédios. Dessa vez, por exemplo, falaremos sobre a urgência na proibição contra duas marcas populares de carnes.
A primeira marca que teve a suspensão de mercadoria decretada pela Anvisa, foi a Cellier. Se trata de um atum ralado, que acabou foi priobido pela Anvisa e teve o recolhimento dos mercados determinado. A medida diz respeito ao lote do produto fabricado no dia (08) de maio de 2023, com validade até (08) de maio de 2025, de acordo com informações do ‘G1’.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A ocorrência do caso se deu em Campinas, após o órgão receber um aviso do Centro de Vigilância Sanitária de São Paulo (CVS-SP) sobre um surto de intoxicação por histamina nos Centros de Educação Infantil (CEIs) da cidade. O caso aconteceu em julho do ano passado.
O recolhimento do produto também foi determinado, segundo a agência, devido aos resultados de um exame realizado pelo Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) identificou valores de histamina acima dos limites tolerados pela legislação no alimento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O alimento contaminado com histamina pode causar dormência, formigamento e sensação de queimação na boca, erupções cutâneas no tronco superior, queda de pressão, dor de cabeça, coceira na pele, vômito e diarreia.
Qual outra marca foi interditada pela Agência?
Já a segunda marca interditada pelo órgão foi a Carrer Alimentos. Através da publicação da Resolução Nº 4.621, DE 1° de dezembro de 2023, a Agência proibiu a comercialização, distribuição e uso. E comunicou o recolhimento do lote 18/10/2023 A (validade 17/12/2023) do produto Salsicha Hot Dog Resfriada, da empresa Carrer Alimentos LTDA.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo a ANVISA, a medida foi motivada considerando o comunicado de recolhimento voluntário recebido da empresa, devido à contaminação do lote do produto em questão por Listeria monocytogenes. Que causa a listeriose, que é a denominação de um grupo geral de desordens causadas pela bactéria que incluem febre e dores musculares.
Além disso, a contaminação por Listeria monocytogenes pode levar até a convulsões em casos graves. Em outras pessoas, não gestantes, os sintomas, além de febre e dores musculares, podem incluir dor de cabeça, rigidez do pescoço, confusão, perda de equilíbrio e convulsões. E em idosos e pessoas com condições de imunossupressão, septicemia e meningite são as apresentações clínicas mais comuns.
Vale destacar que, como desfecho, ambas as marcas após a retirada dos lotes contaminados continuaram normalmente suas produções. Seguem até hoje no mercado alimentício no país.