A interdição da Anvisa contra 3 gigantes alimentícios
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), sem sombra de dúvidas, é um dos principais órgãos no que se refere a qualidade dos produtos. Dessa vez, por exemplo, falaremos sobre uma interdição urgente do órgão contra 3 gigantes alimentícios, incluindo padaria, por podridão e causar diarreia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para começar, em janeiro de 2023, uma equipe da Vigilância Sanitária, Epidemiológica e Ambiental do município de Paulista–PE, em cumprimento das regras da Anvisa, interditou um estabelecimento. Segundo o portal da prefeitura da cidade, a ação foi feita após uma denúncia de uma família, que teria utilizado o serviço de delivery do estabelecimento para pedir alimentos.
Na ocasião, após o consumo, as pessoas teriam tido dor de cabeça, cólicas e diarreia, precisando serem socorridas a um hospital particular, onde foram atendidas e medicadas. No local, os fiscais constataram más condições higiênicas, além do manejo e exposição inadequada de utensílios de cozinha, perto de cestos de lixo. No local, também havia muita sujeira na estrutura onde se preparavam e preservavam os alimentos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Local teve 15 dias para responder à Diretoria da Vigilância Sanitária do município. E foi liberado após a adequação e cumprimento das exigências formuladas. Não teria sido a primeira denúncia contra o local, em um fato anterior a este, outro cliente teria denunciado por sentir os mesmo sintomas descritos pela família (dor de cabeça, cólicas e diarreia).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Outro estabelecimento interditado pela Vigilância Sanitária em cumprimento das regras da Anvisa se deu em Vitória da Conquista–BA em 2022. Que segundo a prefeitura, em um atendimento urgente da fiscalização, após 4 denuncias, foram interditadas festas clandestinas, venda de alimentos impróprios para comercialização e também de estabelecimento sem alvará para funcionamento.
Qual outro local foi interditado pelo órgão?
Por fim, uma padaria foi interditada, também em 2023, pela Vigilância Sanitária, no Centro de Campos-RJ. Segundo a prefeitura da cidade, as equipes chegaram ao local após uma denúncia anônima. O estabelecimento apresentava várias irregularidades, como falta de higiene, gerando risco à saúde dos consumidores.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ainda segundo a fonte, quando as equipes chegaram ao local, foram vistos alimentos armazenados de forma incorreta e impróprios para o consumo humano, com podridão, utensílios de madeira, problemas estruturais, dentre outras irregularidades. O estabelecimento foi fechado e só pôde reabrir após cumprir as exigências sanitárias.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE