Eita

Fezes de rato, carne podre e ordem da ANVISA: A interdição urgente da Vigilância contra açougue e fábrica

A Anvisa é um dos principais órgãos responsáveis pela averiguação dos produtos (Reprodução: Internet)

A Anvisa é um dos principais órgãos responsáveis pela averiguação dos produtos (Reprodução: Internet)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Interdição urgente da Vigilância Sanitária causou terror naqueles que consomem esses produtos

Como vocês já sabem bem, já que publicamos diariamente esse tipo de matéria por aqui, a Anvisa é a agência que regulamenta as leis sobre produtos e qualidade, mas quem faz a fiscalização é a Vigilância Sanitária.

Dessa vez, por ordem da Anvisa, a Vigilância Sanitária foi atrás de fechar estabelecimentos denunciados por fezes de rato, carne podre e desespero dos clientes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

QUAIS ESTABELECIMENTOS A ANVISA FISCALIZOU?

Segundo o portal de Canoas, a Vigilância Sanitária de Canoas apoiou uma operação realizada pelo Departamento de Defesa Agropecuária do Estado e pela Polícia Civil (Delegacia do Consumidor), que apreendeu mais de 570 quilos de carne imprópria para consumo, em uma indústria de bifes para hambúrguer.

Esta mesma empresa havia sido fechada e teve os equipamentos lacrados pelos órgãos sanitários em março de 2023, com a apreensão de uma tonelada de produtos. Na época, a indústria se localizava no bairro São José, transferindo-se de forma clandestina para o bairro Igara.

Utilizando os mesmo métodos do início do ano, a empresa usava carne de pescoço e proteína de soja para a fabricação dos hambúrgueres, ambas proibidas para esta finalidade. Além da utilização de carne imprópria, o estabelecimento não possuía os alvarás e registros sanitários necessários para o funcionamento, bem como faziam o uso de equipamentos enferrujados e sujos que haviam sido lacrados na operação anterior. Todo conteúdo apreendido foi recolhido pelo Estado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Outro caso aconteceu em Guarulhos onde o Procon Guarulhos multou e interditou por 30 dias o açougue Ki-Boiada, localizado no bairro do Pimentas, pela comercialização de carne imprópria para o consumo, falta de higiene, produtos vencidos, sem identificação e acondicionados de forma imprópria. A ação da Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor ocorreu em março de 2023.

Os agentes fiscais do órgão estiveram no local e constataram que os refrigeradores não gelavam adequadamente e acumulavam água em excesso. As câmeras frias estavam desligadas com carne em seu interior e os balcões, enferrujados. Além disso, foram encontradas fezes de roedores na câmara fria, bem como um rato vivo.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Um consumidor do bairro procurou os fiscais para reclamar de carne moída estragada. A equipe do Procon constatou que a mercadoria estava imprópria devido ao mau cheiro, interveio e o valor pago pelo produto foi devolvido ao consumidor.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Diante das irregularidades encontradas e do crime contra a saúde pública, o Procon Guarulhos interditou o estabelecimento por 30 dias, conforme o art. 56, inciso X, do Código de Defesa do Consumidor (CDC) para que a empresa cumpra as normas legais. A abertura do estabelecimento será autorizada somente após nova vistoria.

Sou Bruno Zanchetta, jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Há mais de 4 anos com experiência em redação jornalística, análise e métricas de SEO. Especialista TV Foco em matérias automotivas e esportivas, mas, escrevo um pouco de tudo. Triatleta e torcedor do São Bernardo Futebol Clube! Bruno Zanchetta no linkedin e meu e-mail profissional é: bruno.zanchetta@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile