BOMBA

Intoxicação e risco de vida: A interdição URGENTE da Anvisa contra marca de cerveja famosa após mortes

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Anvisa surpreendeu ao fazer interdição contra marca de cerveja (Foto: Reprodução/ Internet)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Anvisa tomou decisão contra marca de cerveja

No Brasil, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é responsável por criar normas e regulamentos e dar suporte para todas as atividades da área no país. Dessa forma, a agência também é quem executa as atividades de controle sanitário e fiscalização em portos, aeroportos e fronteiras.

Nessa matéria, por exemplo, falaremos sobre uma interdição urgente da Anvisa contra uma marca de cerveja muita famosa. A decisão foi tomada no ano de 2020, após a comprovação da contaminação pelas substâncias monoetilenoglicol e dietilenoglicol. O caso teve uma grande repercussão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para quem não se recorda, a medida foi tomada contra a cerveja Backer. De acordo com informações do G1, foram identificadas a contaminação de 21 lotes de oito marcas diferentes de cerveja da empresa. A decisão se estendeu ainda de uma forma mais severa para outra marca famosa.

Além da interdição, lotes específicos da cerveja Belorizontina e um da cerveja Capixaba foram proibidos e precisaram ser recolhidos pela empresa em todo o país. O caso tomou repercussão nacional após uma investigação apontar que 19 pessoas teriam sido contaminadas.

Anvisa surpreendeu ao fazer interdição contra marca de cerveja (Foto: Reprodução/ Internet)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os sintomas da intoxicação incluem náusea, vômito e dor abdominal, que evoluem para insuficiência renal e alterações neurológicas. Na ocasião, o Ministério da Agricultura identificou 32 lotes de cerveja da Backer contaminados com dietileglicol, um anticongelante tóxico.

Vale lembrar que a Backer negou usar o dietilenoglicol na fabricação da cerveja. A cervejaria foi interditada, precisou fazer recall e interromper as vendas de todos os lotes produzidos desde agosto de 2019. Sem saber o que estava acontecendo, eles pediram que não consumissem o produto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sobre as mortes

Segundo o G1, na época, substâncias proibidas foram encontradas na cerveja Belorizontina, que é vendida como Capixaba no Espírito Santo. Dez mortes por intoxicação após o consumo da cerveja foram confirmadas. Ainda ocorreu de milhares de pessoas ficarem internadas na ocasião.

A Backer chegou a matar alguns consumidores (Reprodução: Internet)

Como está a empresa atualmente?

Segundo o G1, a responsável pela marca Backer, a Cervejaria Três Lobos Ltda, havia sido liberada para produzir novamente suas bebidas. A decisão foi informada pela empresa em abril de 2022. No site oficial, é possível notar todos os produtos disponíveis, atendendo as normas da Anvisa.

Autor(a):

Eu sou Kelly Araújo, formada em Biologia pelo IFCE e atualmente estudo Engenharia de Produção Civil na mesma instituição. Escrevo sobre televisão e o universo dos famosos desde o ano de 2014. Sou apaixonada por falar sobre os bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos nas redes sociais e amo assistir um reality show de confinamento. Minhas redes são: Email: kelly.araujo@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile