Marca famosa sumiu das prateleiras após oferecer risco para consumidores e realidade é essa
No dia 27 de março de 2023, uma verdadeira bomba caiu no colo da maioria dos brasileiros, que assim como essa que vos fala, tem como costume comprar molhos e diversos outros alimentos de uma marca famosíssima do mercado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Estamos falando da tradicional Fugini, que sofreu uma intervenção da Anvisa após ser constatada “falhas graves de boas práticas de fabricação” em certa linha de alimentos, exclusivamente na fábrica de Monte Alto, no interior de São Paulo, o que poderia apresentar enorme perigo a seus consumidores.
Segundo o que divulgou o portal Canal Tech, na época, para evitar possíveis problemas ao público, a agência tomou inúmeras medidas preventivas, porém especificamente da maionese.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Perigo detectado
Segundo a Folha de São Paulo, foram encontrados urucum vencido na fabricação da maionese. Na ocasião, a Fugini atribuiu o fato a um “erro operacional” e anunciou o recall dos lotes da maionese que continham o ingrediente fora do prazo de validade
Porém, os molhos de tomate, conservas vegetais (ervilha, milho e seleta) e mostardas da Fugini poderiam ser vendidos nos supermercados, sem problemas e sem qualquer risco envolvendo a saúde do consumidor.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Afinal, ainda de acordo com o portal, a Anvisa não havia detectado nenhum problema anterior envolvendo questões de “higiene, controle de qualidade e segurança das matérias-primas, controle de pragas e rastreabilidade”, somente na maionese mesmo.
“Caso o produto existente na residência seja qualquer outro produto da marca Fugini [que não pertença ao lote de maioneses], esclarece-se que não há orientação de restringir o consumo”, frisou a Anvisa para o jornal O Globo.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas e agora? qual a situação atual da marca?
Ainda de acordo com o que foi publicado pelo Jornal Folha de São Paulo, em junho deste ano de 2023, a empresa Fugini pode voltar a fabricar todos os seus produtos na planta de Monte Alto (SP).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Duas semanas depois, após vistoria, a Anvisa liberou a fabricação, distribuição e comercialização dos produtos, com exceção daqueles com substâncias que causam alergias alimentares ou seus derivados.
No dia 07 de junho de 2023, foi que a agência acabou com esse último impedimento.
Porém, foi mantido o recall dos lotes de maionese da Fugini e da marca Ramy com vencimento em janeiro, fevereiro e março de 2024 ou com validade em dezembro de 2023, cuja numeração do lote comece em 354.