Lote de marca de chocolates famosa foi barrada pela Anvisa, após grave descoberta, e situação da empresa é essa
E no dia 24 de julho de 2023, uma famosa marca de chocolates teve um dos seus lotes barrados pela Anvisa após uma grave descoberta a respeito da qualidade do produto e de serem constatados sérios riscos à saúde da população.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Estamos falando da marca Bretzke, fabricado pela empresa Blue Alimentos LTDA e que está no mercado desde 1964, na região do interior de Santa Catarina.
De acordo com o que foi publicado pela própria ANVISA, através do Diário Oficial da União, foi interditado o lote nº 9812 do produto Cacau em Pó da marca.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Motivos
Ainda de acordo com o comunicado emitido pela ANVISA, a ação foi motivada após ser apresentado um resultado insatisfatório nos ensaios de determinação de cádmio e de determinação de chumbo*, o que apresenta sérios riscos à saúde, conforme Laudo de Análise Fiscal inicial nº 759.1P.0/2023, emitido pelo Instituto Adolfo Lutz, Laboratório Central do Estado de São Paulo.
*Elementos metálicos, como o cádmio e o chumbo, uma vez absorvidos pelo organismo, não são completamente eliminados, provocando alterações metabólicas como redução de tempo de vida e de capacidade de trabalho nos indivíduos expostos.
A partir deste resultado, a Anvisa, em sua função reguladora, optou por uma ação de interdição cautelar, que, na prática, proíbiu temporariamente a comercialização do produto em questão até que fossem concluídas investigações mais detalhadas.
Caso o produto não se ajustasse aos padrões rigorosos estabelecidos pela legislação brasileira, poderia haver uma proibição total de suas vendas.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por outro lado, caso as investigações mostrarem que o produto está em conformidade com as normas, ele seria liberado podendo ser reintroduzido no mercado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Qual foi o desfecho da situação da empresa?
Segundo o que foi apurado pelo TV Foco, o item Cacau em Pó da marca Bretzke voltou a ser comercializado novamente nos principais supermercados da região, provando assim que a situação foi devidamente regulamentada.
Não foi constatado nenhuma declaração pública da empresa a respeito do ocorrido.