Você precisa prestar mais atenção quando for comprar alimentos dessa marca.
Em uma das edições do Jornal da Globo, eles comentaram sobre um surto de intoxicação alimentar ocorrido em Campinas (SP) envolvendo nove creches, 60 crianças e dois funcionários levou a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a proibir, na sexta-feira (18), a venda, distribuição e utilização de um lote específico de atum da marca Cellier.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essas intoxicações, que aconteceram em julho deste ano, foram causadas pela ingestão de histamina, uma substância que pode ser produzida após a morte de peixes. A Prefeitura de Campinas relatou que, felizmente, não houve necessidade de hospitalização, mas detalhou os sintomas das pessoas afetadas, que incluíram vermelhidão, coceira no rosto e no pescoço, além de, em alguns casos, diarreia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Estúdios esvaziados, luzes apagadas e falência: O fim de canal de TV que está na sua vida há décadas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) foi acionado imediatamente quando os estudantes começaram a apresentar esses sintomas. A oferta do alimento foi suspensa nas escolas afetadas, e a marca de atum foi retirada do cardápio.
A empresa responsável, Cellier, está conduzindo uma contraprova da análise do alimento, o que será crucial para determinar quais ações serão tomadas pela prefeitura em relação à empresa.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A restrição imposta pela Anvisa se aplica ao atum ralado em óleo comestível com caldo vegetal, produzido pela Cellier Alimentos Linha Profissional, SIF 3699, lote 08/05/23, fabricado em 08/05/2023 e com validade até 08/05/2025. O produto também foi recolhido, pois exames realizados pelo Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) identificaram níveis de histamina acima dos limites permitidos pela legislação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A histamina é uma substância que pode se formar em peixes após a morte, quando o manuseio e o armazenamento do alimento são inadequados. Essa substância não é eliminada por tratamento térmico, como cozimento e defumação. O consumo de alimentos contaminados por histamina pode causar sintomas como dormência, formigamento, sensação de queimação na boca, erupções cutâneas, queda de pressão, dor de cabeça, coceira na pele, náusea, vômito e diarreia. Geralmente, a doença é leve e os sintomas desaparecem em algumas horas, mas pessoas idosas ou com problemas de saúde podem apresentar quadros mais graves
Banho de sangue em Terra e Paixão: Kelvin e Ramiro encontram o cadáver de mais um vítima de Irene
Veja agora a nota da empresa:
“A Cellier atua no mercado há 32 anos, tem sólidas políticas de aderência às instituições reguladoras de suas atividades e possui sistemas de controle rigorosos, auditados pelas principais empresas do setor, incluindo certificação pelo BRC (British Retail Consortium)”.
“Desde sua fundação tem registro no MAPA e na Anvisa e é fiscalizada, permanentemente, pelo SIF (Sistema de Inspeção Federal), tendo tomado todas as providências determinadas por ele para controlar o ocorrido”, comentou.
O que a Anvisa regula?
A fiscalização é conduzida por meio do SISLAB (Sistema Nacional de Laboratórios de Saúde Pública), um sistema que estabelece uma rede de laboratórios e os categoriza com base em seus serviços e níveis de complexidade.
Fonte:g1.