O órgão estabeleceu medida preventiva ao consumidor, proibindo de vez o uso da marca de azeite rival do Gallo
Assumindo um papal crucial na garantia da segurança em relação a higiene de produtos e serviços, a Anvisa interveio e ordenou a apreensão de uma marca de azeite no Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Acontece que o órgão não é responsável apenas por produtos produzidos no Brasil, mas também por aqueles que chegam de fora para serem consumidos no país. E, dessa vez, a autarquia barrou a venda de azeites de marca rival do Gallo.
Segundo informações do H2Foz, a Polícia Federal (PF) confiscou durante operações de combate ao contrabando e descaminho em Foz o Iguaçu em áreas próximas a fronteira com a Argentina, três veículos contendo mercadorias contrabandeadas do país vizinho. Entre os produtos apreendidos estava o azeite de oliva da marca Valle Viejo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Portanto, o produto está proibido em território brasileiro desde de 2021, quando a resolução da Anvisa apontou problemas quanto à formulação, que não estaria em conformidade com os padrões mínimos exigidos para a venda de azeites no território nacional.
A Resolução RE n.º 1.303, de 30 de março de 2021, estabelece a proibição de “comercialização, distribuição, fabricação, propaganda e uso” de todas as remessas do “Azeite de Oliva Extravirgem Olivares del Valle Viejo”, argumentando que a rotulagem do produto traz “informações incompletas e falsas sobre identificação da origem”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Além disso, todas as análises conduzidas no produto, em programa de monitoramento de azeite pelo Ministério da Agricultura e Abastecimento (MAPA), tiveram resultados insatisfatórios, por descumprimento aos requisitos de composição e aos padrões de identidade e qualidade, não obedecendo às características mínimas de qualidade do azeite de oliva estabelecidas na legislação sanitária”, complementa a resolução.
Portanto, é legalmente decidido que está proibida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) qualquer tipo de comercialização no território brasileiro do azeite de oliva da marca Valle Viejo.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Qual o melhor azeite do Brasil ?
O Sabiá foi promovido como o melhor azeite blend do Hemisfério Sul, a melhor Coratina do mundo produzida fora da Itália e o melhor extravirgem do Brasil pelo Leone D´Oro International e o EVO IOOC.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE