Marca conhecida por brasileiros precisou ser retirada dos mercados após ser constatado risco de contaminação
Quando vamos fazer nossas compras de supermercado, precisamos estar atentos sempre quanto à qualidade dos produtos que escolhemos, principalmente dos que ficam nos setores de carnes, frios e congelados.
De acordo com o portal do CFMV (Conselho Federal de Medicina Veterinária ), ingerir carnes contaminadas provoca desde enjoos a diarreias graves que podem culminar em uma desidratação profunda e até, em alguns casos, a morte.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Outro risco dos alimentos em más condições sanitárias é a teníase, doença causada por parasitas.
Geralmente ela é transmitida pelo consumo de carne contaminada com cisticercos (larvas do verme),e isso pode culminar em sérios riscos ao organismo, inclusive problemas nervosos e cegueira quando estiver associada neurocisticercose*
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
*Quando ocorre o acometimento do sistema nervoso central
Não é a toa que órgãos regulamentadores, como a Anvisa, de forma frequente e incessante, inspecionam minuciosamente alimentos diversos, principalmente esse tipo de produto comercializado diariamente em supermercados e açougues.
Eles analisam marca por marca, e lote por lote, afim de combater qualquer risco que possa causar danos maiores a população.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Alerta preocupante!
Falando nisso, de acordo com o que foi publicado pela própria Anvisa, no dia 07 de junho de 2003, uma retirada de lotes de hambúrgueres, de uma marca conhecida por todos, a Estrela Alimentos, correspondente do Frigoestrela (Frigorífico Estrela D’Oeste LTDA), foi executada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O comunicado exposto em seu portal oficial na web, deixou claro que os lotes do Hambúrguer Congelado de Carne Bovina, cujas numerações eram: 12009010223, 12018060223, 12018130223, 12034060223, 12034130223, 12039130223, tiveram a comercialização proibida e saíram de circulação dos pontos de venda.
Essa medida foi motivada considerando o comunicado de RECOLHIMENTO VOLUNTÁRIO promovido pela própria detentora da marca.
Nesses lotes foram constatados a contaminação microbiológica*, o que causa sérios riscos a população, como mencionamos acima.
As datas de fabricação corresponde aos seguintes dados: 01/02/2023, 06/02/2023 e 13/02/2023.
*Contaminação caracterizada pela presença de vírus, leveduras, fungos, bactérias e parasitas*
Recolhimento Voluntário e Recall é a mesma coisa?
De acordo com o portal Max Consulting, os termos recolhimento e recall são utilizados como sinônimos. E, em caso de recolher algum produto, a empresa deve garantir que esse procedimento seja o mais rápido possível, como é o caso acima citado.