Marca de carnes, consumida por milhares de brasileiros, recebeu proibição da ANVISA após apresentar sérios riscos à saúde
Como muitos sabem, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) tem por finalidade institucional promover a proteção da saúde da população, por intermédio do controle sanitário da produção e consumo de produtos e serviços submetidos à vigilância sanitária.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Esse processo também abrange ambientes, dos processos, dos insumos e das tecnologias a eles relacionados, bem como o controle de portos.
Inclusive, de acordo com o que foi divulgado pelo Diário Oficial da União, no dia 31 de outubro de 2018, a ANVISA proibiu a distribuição e a comercialização dos lotes 214 da linguiça tipo calabresa 500 g da marca Ouro do Sul e 47 da linguiça toscana sabor queijo 800 g, que costuma ser consumida por milhares de brasileiros.
Esses produtos pertenciam à marca fabricada pela empresa Cooperativa de Suinocultores do Caí Superior Ltda. (Frigorífico Ouro do Sul e Empresa Coprocarne).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em todo território nacional
Essa medida de interesse sanitário ficou válida em todo o território nacional e ainda foi determinada que a empresa promovesse o recolhimento de forma voluntária* dos estoques existentes no mercado referentes aos lotes listados (Logo mais abaixo)
*Ocorre de forma voluntária pela empresa detentora do registro do medicamento, quando a empresa detecta um desvio da qualidade nos seus produtos no qual o uso ou a exposição possui alta probabilidade de causar agravo temporário ou reversível à saúde (classe de risco II) ou acarretar morte
Essa proibição ocorreu após o órgão regulador constatar a presença de microrganismos bacterianos em lotes dos produtos.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A medida, determinada pela Resolução-RE 2.989 foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) no dia 05 de novembro de 2018 e tem caráter definitivo a partir da data da sua publicação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Qual foi a orientação dada pela Anvisa?
Ainda de acordo com o que foi publicado pelo Diário Oficial da União, a orientação era que os consumidores que fizessem uso do produto, de qualquer forma, entrassem IMEDIATAMENTE em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente da empresa, para instruções a respeito do recolhimento do produto e da sua substituição.
Outros produtos e lotes da empresa Cooperativa de Suinocultores do Caí Superior Ltda. não listados aqui ESTÃO LIBERADOS!