Anvisa barrou marca de doce por falhar com segurança do consumidor
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é responsável por controlar a qualidade de tudo que é consumido no Brasil. E uma marca de doce não cumpriu com os requisitos básicos de saúde.
Assim, qualquer empresa que não cumpra com os requisitos básicos de saúde, automaticamente sofre com alguma interdição. Geralmente, a Anvisa manda retirar os produtos dos supermercados e a empresa é liberada após voltar a cumprir com o que se pede.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em 20 de março de 2017, conforme divulgado pelo G1, a Anvisa interditou um lote de paçoca da marca Dicel por exceder o limite do teor de aflatoxinas, que são toxinas produzidas por fungos, encontradas em alimentos. Em nota, a agência divulgou a gravidade da situação.
“As aflatoxinas são substâncias tóxicas e carcinogênicas, e, por isso, produtos fora da especificação não podem ser consumidos pela população”, disse a Anvisa.
O lote de comercialização que foi barrada era o de número 0027 do produto “Doce de Amendoim Paçoca Rolha”, da marca Dicel, distribuído pela Indústria e Logistica Wethonklauss Constante Ltda, com data de fabricação 18/11/2016, data de validade 18/11/2017.
A Anvisa destaco que o Laboratório de Análise Micotoxicológicas (LAMIC) de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, detectou os teores de aflatoxinas acima do Limite Máximo Tolerado (LMT) para produtos de amendoim.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
COMO ESTÁ A EMPRESA?
A marca Dicel opera normalmente e tem um site com todos os seus produtos disponíveis, sendo um deles o famoso doce de paçoca. A questão com a Anvisa se mostrou um caso isolado e hoje em dia, a empresa segue sendo referência no mercado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
QUAL A ATIVIDADE DO ÓRGÃO?
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, tem como função, regulamentar, controlar e fiscalizar os produtos e serviços que envolvam risco à saúde pública, podendo apreender, recolher, proibir e a suspender armazenamento, comercialização, distribuição, fabricação, importação, propaganda e/ou uso do produto ou serviço, e por isso faz proibição da venda de marcas de comidas, amadas.
Ela opera em todo o território nacional e tem o poder de barrar qualquer empresa, uma vez que ela não cumprir com as medidas de segurança do consumidor. Graças ao órgão, os brasileiros têm na mesa, produtos de qualidade, que seguem a risca os padrões de higiene.