EITA
Venda proibida e risco à saúde: A marca de feijão arrancada das prateleiras com urgência pela Anvisa
26/08/2023 às 18h49
Anvisa tomou grande decisão
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, é responsável por fiscalizar todos os produtos que chegarão aos consumidores. E isso vai variar de alimentícios a cosméticos e remédios. Dessa vez, por exemplo, falaremos sobre a venda de duas marcas famosas de feijão tiradas da prateleira.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A determinação aconteceu após o Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária) alegar que quatro lotes de feijão fossem retirados das prateleiras do Rio de Janeiro (RJ) e Distrito Federal (DF). Isso porque os produtos foram encontrados com nível de grãos mofados e ardidos (mais do que 15%).
Para quem não sabe, isso ocorre quando o grão inteiro, partido ou quebrado, apresenta fermentação na parte interna. Essa fermentação está fora das normas de segurança e pode acarretar em danos à saúde dos consumidores. A recomendação é interromper o consumo do produto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As informações são do portal Pronatec e do site agência Brasil. A Anvisa atua em colaboração com outros órgãos governamentais, como o Mapa e o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), para garantir a segurança e a qualidade dos produtos que chegam aos consumidores brasileiros.
A lista de lotes comprometidos é a seguinte:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Lote 51 (contendo feijão carioca) da marca “Da Mamãe”;
- Lote 06 (com feijão preto) da marca “Da Mamãe”;
- Lote 030423 (de feijão preto) da marca “Sanes”;
- Lote 080323 (de feijão preto) da marca “Sanes”.
As marcas seguem no mercado?
Sim! Tanto a marca ‘Da Mamãe’, quanto a ‘Sanes’ seguem sendo vendidas nos principais supermercados do país, ressaltando que o problema identificado pela ANVISA afetou somente alguns lotes comercializados pela empresa.
O que a Vigilância Sanitária realiza?
A Vigilância Sanitária é um órgão responsável por um conjunto de ações e medidas voltadas para a prevenção e controle de riscos à saúde pública relacionados ao consumo de produtos e à prestação de serviços. Ela atua no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e tem como objetivo principal garantir a segurança, qualidade e eficácia dos produtos e serviços que podem afetar a saúde da população.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● 150M clientes em alerta: Caixa emite 3 comunicados urgentes sobre poupança
● Caixa anuncia antecipação de benefício de R$ 100 e R$ 600 para lista de CPFs antes do natal
● Suspensão: Nova lei de Lula chega com alerta máximo à poupança e atinge em cheio a Caixa
Autor(a):
Kelly Araújo
Eu sou Kelly Araújo, formada em Biologia pelo IFCE e atualmente estudo Engenharia de Produção Civil na mesma instituição. Escrevo sobre televisão e o universo dos famosos desde o ano de 2014. Sou apaixonada por falar sobre os bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos nas redes sociais e amo assistir um reality show de confinamento. Minhas redes são: Email: [email protected]