Anvisa tomou grande decisão
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, é responsável por fiscalizar todos os produtos que chegarão aos consumidores. E isso vai variar de alimentícios a cosméticos e remédios. Dessa vez, por exemplo, falaremos sobre a venda de duas marcas famosas de feijão tiradas da prateleira.
A determinação aconteceu após o Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária) alegar que quatro lotes de feijão fossem retirados das prateleiras do Rio de Janeiro (RJ) e Distrito Federal (DF). Isso porque os produtos foram encontrados com nível de grãos mofados e ardidos (mais do que 15%).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para quem não sabe, isso ocorre quando o grão inteiro, partido ou quebrado, apresenta fermentação na parte interna. Essa fermentação está fora das normas de segurança e pode acarretar em danos à saúde dos consumidores. A recomendação é interromper o consumo do produto.
As informações são do portal Pronatec e do site agência Brasil. A Anvisa atua em colaboração com outros órgãos governamentais, como o Mapa e o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), para garantir a segurança e a qualidade dos produtos que chegam aos consumidores brasileiros.
A lista de lotes comprometidos é a seguinte:
- Lote 51 (contendo feijão carioca) da marca “Da Mamãe”;
- Lote 06 (com feijão preto) da marca “Da Mamãe”;
- Lote 030423 (de feijão preto) da marca “Sanes”;
- Lote 080323 (de feijão preto) da marca “Sanes”.
As marcas seguem no mercado?
Sim! Tanto a marca ‘Da Mamãe’, quanto a ‘Sanes’ seguem sendo vendidas nos principais supermercados do país, ressaltando que o problema identificado pela ANVISA afetou somente alguns lotes comercializados pela empresa.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Alerta urgente no JN: Anvisa baixa ordem às pressas contra produto popular e comerciantes se desesperam
● Gratuidade em viagens, isenção colossal e saque de quase R$ 1,5 mil do INSS: Idosos 60+ conquistam 3 vitórias
● Decreto do Detran: Nova lei de trânsito chega com PROIBIÇÃO que pode cancelar sua CNH hoje (22/11)
O que a Vigilância Sanitária realiza?
A Vigilância Sanitária é um órgão responsável por um conjunto de ações e medidas voltadas para a prevenção e controle de riscos à saúde pública relacionados ao consumo de produtos e à prestação de serviços. Ela atua no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e tem como objetivo principal garantir a segurança, qualidade e eficácia dos produtos e serviços que podem afetar a saúde da população.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE