GRAVE
Risco de morte: A marca de leite, rival n°1 da Italac, retirada às pressas após proibição da Anvisa
08/09/2024 às 12h30
Tudo sobre a proibição da Anvisa atingindo marca gigante tão amada quanto a sua concorrente Italac
A Anvisa se trata de um dos principais órgãos do Brasil, que tem como principal finalidade institucional promover a proteção da saúde da população, por intermédio do controle sanitário da produção e consumo de produtos e serviços submetidos à vigilância sanitária.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dito isso, pegando muita gente de surpresa, a Anvisa, por meio de um comunicado, confirmou a retirada de uma marca importante de leite dos mercados, considerada como uma grande rival da famosa Italac, após risco fatal ser cravado.
Bom, antes de mais, nada, é um fato falar que os leites são alimentos presentes na maioria dos lares brasileiros, sendo uma das paixões das donas de casa. Assim, a notícia envolvendo tal produto sempre pega muita gente de surpresa, visto ser algo de consumo ativo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, o leite é sinônimo de tradição, de roça, de vida tranquila, de saúde e de geração de renda para inúmeras famílias. Uma atividade que movimenta, só na indústria, R$ 22 bilhões no país, de acordo com informações do portal ABRAS.
Assim, neste domingo (8), iremos falar sobre alguns lotes específicos de produtos da marca NatVille. Antes de mais nada, é importante falar que tal proibição ocorreu no ano de 2023. Em junho de 2023, segundo a revista Veja, a Anvisa suspendeu a venda, a distribuição e o uso de diversos produtos da marca Natville, da empresa Laticínios Santa Maria Ltda, após constatar falta de condições de higiene ou controle de qualidade, além de não ter autorização para produção do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A medida foi publicada em resolução no Diário Oficial da União (DOU). “Nos rótulos dos produtos consta a informação errônea de que eles teriam sido fabricados por uma filial da empresa”, explica a autarquia. Além disso, o Ministério Público de Sergipe (MPSE) entrou com uma petição.
Além do risco para a saúde pública, eles alegaram que foi evidenciado que a indústria tinha adulterado seus produtos, ao colocá-los à disposição do consumo humano com a aparência e as características de outro produto. Segundo a revista Veja, a suspensão envolvia alguns importantes produtos da marca.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Internação e risco grave: Ana Paula Araújo para BDBR com alerta máximo da ANVISA sobre remédio nº1 do Brasil
● Risco grave: ANVISA emite decreto contra produto nº1 das donas de casa e retira dos supermercados
● Atenção, mães: ANVISA acaba de emitir alerta contra produto nº1 e indispensável para bebês após descoberta
Como o leite UHT integral, o leite UHT desnatado (embalagem de 1 litro) e o soro de leite em pó parcialmente desmineralizado 40% (embalagem de 25 kg) que tinham sido fabricados entre janeiro e maio de 2023. A orientação era de verificar o rótulo da marca antes de consumir o produto.
Pronunciamento:
Em seu site oficial, a Natville emitiu um comunicado oficial, onde esclarece o ocorrido e reafirma o seu compromisso com seus produtos e clientes. Confira a imagem abaixo com o comunicado da empresa:
Vale lembrar que a empresa citada nessa publicação cumpriu todas as determinações da Anvisa e retirou, na época das notificações, os produtos de circulação, ou seja, corrigiu os problemas. Atualmente, os produtos são comercializados normalmente.
Sobre a gigante, a empresa foi fundada em 16 de julho de 1996 pela empresária Janea Maria Mota Santos Dantas e o esposo Valderício Souza Dantas. Nativos de Nossa Senhora da Glória (SE), eles criaram a empresa a partir da produção de mussarela com 400 litros de leite que recebiam diariamente do sogro de Janea.
Atualmente, cerca de 2 mil produtores de todo o estado fornecem leite para a empresa. Segundo a presidente e fundadora da Natville, Janea Mota, o incentivo do Estado possibilita que a empresa sergipana possa se fortalecer diante da concorrência do mercado.
Ou seja, mesmo após o episódio confirmado pela Anvisa, a empresa segue sendo como uma das maiores do ramo atualmente.
Como fazer uma denúncia a Anvisa?
Para fazer uma denúncia a Anvisa é preciso preencher o formulário eletrônico descrevendo o fato e detalhar as informações, a fim de possibilitar a apuração da denúncia. A denúncia, quando possível, dever conter fotos ou materiais que possam demonstrar os fatos relatados.
A denúncia pode ser feita pela internet através do site http://sac.prefeitura.sp.go.br ou. pessoalmente na Praça de Atendimento , situada à Rua Santa Isabel nº 181 – Vila Buarque/SP.
Autor(a):
Bianca Rayla
Eu sou Bianca Rayla, Administradora por formação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN e Redatora Web por amor e vocação. Apaixonada por cobrir o mundo das celebridades desde 2018, já passei por diversos sites do mundo do entretenimento. Apaixonada por música sertaneja e uma boa fofoca, faço matérias diariamente sobre os mais diversos assuntos, com foco nos artistas da Globo , os quais tenho grande admiração.Meu e-mail é: [email protected] Minhas redes sociais são: