RISCO!
Risco e PROIBIÇÃO: A marca de produto de limpeza arrancada de lojas pela ANVISA com urgência após descoberta
23/08/2023 às 19h25
A Anvisa bateu o martelo e determinou a proibição de marca de produto de limpeza
Quem costuma trabalhar com produtos de limpeza, precisa estar sempre atento as notícias que saem a respeito deles. Afinal, qualquer falha na produção pode ser mais sério do que o imaginado e acarretar graves problemas a saúde.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Pensando nisso, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) entra em cena com o intuito de garantir que produtos de qualidade sejam disponibilizados aos consumidores. Cabe destacar que, o órgão é responsável por promover a proteção da saúde da população.
E foi justamente isso que a autarquia fez quando determinou que uma marca de produtos de limpeza fosse arrancada de lojas com urgência após descoberta.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em meados de 2022, a Anvisa publicou no Diário Oficial a proibição de nove produtos que até então eram comercializados clandestinamente. Dentre eles estava itens de limpeza do uso de muita gente, mas, que não fazem ideia de que são fabricados por empresas falsas ou sem autorização.
Um dos produtos trata-se do limpador e desinfetante Wyn Peroxy Hc 5l, fabricado pela empresa Elfen Indústria e Comércio Ltda. O item era produzido e comercializado de forma irregular, sem qualquer registro na Anvisa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além desse, outro produto irregular e que utilizava um CNPJ de forma indevida, trata-se do Argan Oil, da marca Jhor’s. Ele também era fabricado e vendido sem autorização alguma, por uma empresa desconhecida.
A lista não para por aí. Há ainda outro desinfetante, o Hs Limpeza Pesada (hipoclorito de sódio 8,0 a 10%), que utilizava de forma falsa a empresa Idel Indústria e Comércio de Produtos de Limpeza Ltda. como fabricante. A grande verdade é que o item de limpeza é produzido por uma empresa desconhecida e não tem registro.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Aposentadoria na casa dos 50 anos e ganhando mais de R$ 8 mil: 55+ vibram com 2 vitórias do INSS
● Isenção no IPVA, PITU e + em 2025: Serasa emite alerta pra quem coloca CPF na nota fiscal hoje (22/11)
● Bonner para JN com antecipação do pagamento do INSS pra salvar beneficiários em 2024
Dessa forma, os produtos barrados pela Anvisa foram arrancados com urgência das prateleiras das lojas. Com isso, eles não devem ser fabricados, comercializados nem utilizados.
Como está a marca hoje?
Atualmente, a empresa segue operando normalmente no Brasil, inclusive, informa que é autorizada a operar no Brasil por meio de certificados da ANVISA, IBAMA, CETESB e ABRALIMP. As informações podem ser consultadas através do site da própria Elfen.
Quais produtos passam pela Anvisa?
Para a segurança da saúde e bem-estar da população, a agência faz uma vistoria em uma série de produtos, e dentre eles estão:
- Agrotóxicos.
- Alimentos.
- Cosméticos.
- Embarcações.
- Farmácias e drogarias.
- Insumos farmacêuticos.
- Medicamentos.
- Produtos para saúde.
Autor(a):
Kelves Araújo
Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: [email protected]