A ANVISA bateu o martelo e determinou a proibição de produto amado pelos brasileiros
Responsável por criar normas, regulamentos e dar suporte as atividades no Brasil, a ANVISA promove a proteção da saúde de todos pelo controle sanitário da produção e consumo de produtos e serviços submetidos à vigilância sanitária.
É importante destacar que, o órgão sempre entra em cena com o intuito de garantir que produtos de péssima qualidade sejam arrancados dos mercados, como foi o caso desta vez. Acontece que a autarquia determinou a proibição de uma marca vendida no Carrefour.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O fato é que, no último dia (14) de julho de 2023, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, proibiu a distribuição, comercialização, fabricação e uso do Sal Refinado iodado, da empresa Norte Salineira S/A Indústria e Comércio.
A proibição do produto da Carrefour foi motivada por um laudo de análise fiscal definitivo, emitido pelo Instituto Adolfo Lutz – Laboratório Central do Estado de São Paulo. Na ocasião, foram constatados resultados inadequados para o teor de iodo, que, no caso, apresentou-se abaixo do limite mínimo.
Após o barramento da Anvisa, o lote que precisou ser recolhido das prateleiras, de acordo com informações do site ‘Vigilância Sanitária no Estado de Santa Catarina’, se trata do nº 22992.
Outros lotes do Sal Refinado da empresa Norte Salineira S/A, não foram afetados. Logo, o produto segue em circulação nos mercados para melhor atender aos clientes.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Aumento do valor do salário mínimo e +1 EXTRA da Caixa: 2 vitórias chegam aos trabalhadores em 2025
● Melhor que 13° e 14° salário: Governo anuncia pagamento EXTRA de R$1.502 em 4 passos em 2025
● Adeus só R$ 1.412: Aposentadoria do INSS, BPC e +5 benefícios garantem reajuste histórico na era Lula
Quando a Anvisa foi fundada?
A Anvisa foi fundada no dia (26) de janeiro de 1999, e se tornou a principal responsável por fazer o monitoramento dos produtos que serão comercializados nos mercados e farmácias.
A autarquia sob regime especial, tem sede e foro no Distrito Federal, e está presente em todo o território nacional por meio das coordenações de portos, aeroportos, fronteiras e recintos alfandegados.