O órgão fiscalizador precisou agir às pressas e tomar uma medida urgente contra a Bauducco e uma rede de supermercados após a constatação de diversas irregularidades
A Vigilância Sanitária é um órgão vinculado às secretárias de saúde, que visa principalmente a garantia da qualidade e segurança de estabelecimentos e serviços disponíveis para a população. Dessa vez, por exemplo, falaremos sobre uma medida cravada pela VISA contra a Bauducco e uma mega rede de supermercados após a observação de uma série de irregularidades nos locais e até mesmo a presença de larvas em pães.
Em 2022, segundo o portal do Ministério Público da Bahia, a Vigilância Sanitária do estado encontrou graves irregularidades em uma das empresas mais famosas do país. Tudo foi noticiado após o MP, por meio da promotora de Justiça Joseane Suzart, ajuizar uma ação civil pública contra 16 lojas do supermercado Hiperideal em Salvador.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, a Bauducco também foi citada no processo, por ser condizente com uma série de irregularidades sanitárias, após ser encontradas larvas nos alimentos produzidos. As informações do MP dão conta de que, a promotora do caso pediu em caráter liminar que a justiça obrigasse a rede de supermercados a se adequar.
Sendo assim, que a empresa cumprisse imediatamente e com urgência as normas que são leis e estão nas resoluções publicadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a não voltar a cometer as irregularidades apontadas pelas vistorias da Vigilância Sanitária de Salvador. A seguir, entenda a motivação do pedido da promotoria.
Entenda mais sobre a polêmica envolvendo a rede de supermercado e a Bauducco
Segundo a vigilância sanitária, as 16 unidades da rede de supermercados tiveram problemas referentes à falta de salubridade, limpeza e higiene durante o armazenamento e comércio de gêneros alimentícios; bem como a falta de estruturas devidamente protegidas contra situações de incêndio e pânico. O que é de grande perigo tanto para os funcionários, quanto a clientela.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Pandurata Alimentos, conhecida nacionalmente pelo seu nome fantasia, Bauducco, foi acionada após, em uma das unidades, um cliente citar que comprou um pão de forma da marca que, apesar de estar na validade, continha larvas dentro do alimento, o que foi comprovado por perícia técnica realizada após reclamação do consumidor em uma delegacia.
Diante dos fatos e provas apresentados tanto pela Vigilância Sanitária, como por consumidores, a juíza pediu que a Bauducco fizesse o pagamento por danos morais coletivos em razão de possuir responsabilidade, objetiva e solidária, pela fábrica dos alimentos.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale destacar que, após apurações e pesquisas realizadas pela Redação do TV Foco, não foram encontrados posicionamentos da rede de supermercados e nem da Bauducco sobre o assunto. No entanto, caso qualquer uma desejar se manifestar publicamente o espaço segue aberto para tal. Estando dispostos a alterar esta matéria com os pronunciamentos das mesmas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como fazer denúncia para a Vigilância Sanitária?
Para fazer uma denúncia à Vigilância Sanitária, você pode ligar para o número específico da sua cidade, enviar um e-mail ou acessar o site oficial do órgão de saúde municipal, ou estadual. Forneça detalhes como nome e endereço do estabelecimento, descrição do problema e, se possível, evidências como fotos. A denúncia pode ser anônima.