Chevrolet retira 1 milhão de carros da Onix das ruas
Durante muito tempo, o carro mais vendido no Brasil foi o Chevrolet Onix, porém, em setembro de 2020, o veículo foi alvo de um pedido de recall que envolveu as unidades vendidas desde o final de 2012, até aquele ano.
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Isso porque o Ministério Público Federal e o Ministério Público de Minas Gerais entraram com uma ação civil pública contra a General Motors, o Departamento Nacional de Trânsito e a União.
No caso, a ação foi baseada em um teste de colisão feito em maio daquele mesmo ano pela Latin NCAP, órgão independente que compara e confere a segurança dos carros na América Latina.
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E no caso, segundo informações do portal ‘Jornal do Carro’, do site ‘Estadão’, o Chevrolet Onix zerou no teste e não obteve nenhuma estrela das cinco possíveis, o que fez com que a empresa tirasse seus carros de circulação.
MAIS SOBRE O ASSUNTO
Sendo assim, o veículo da Chevrolet passou por alguns reforços e em janeiro de 2018, a Latin NCAP fez mais uma vez o teste no Onix. E no caso, o carro foi aprovado com três estrelas para a proteção de adultos e crianças.
Vale destacar que o mesmo aconteceu com o sedan Prisma, e o Ford Ka, produzidos em Camaçari, Bahia.
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A GENERAL MOTORS SABIA DO PROBLEMA?
Para Fernando Martins, promotor de Justiça, a montadora sabia da periculosidade que esses automóveis proporcionavam aos seus proprietários, mas, um argumento favorável à montadora é que a Chevrolet Onix chegou a ser aprovada pela Latin NCAP, no teste de dezembro de 2014, onde conseguiu três estrelas para adulto se apenas duas para crianças.
Inclusive, a General Motors ainda deu um posicionamento sobre o assunto na época.
“O carro foi avaliado em 3 estrelas quando foi lançado. O Latin NCAP mudou o protocolo e testou novamente com o resultado de 0 estrela, em maio de 2017. Isso aconteceu quando o carro já estava sendo ajustado de acordo com nosso planejamento. Em janeiro de 2018, o carro foi testado novamente e se tornou de novo 3 estrelas”, dizia a nota.