Esta coluna pesquisou na mídia de 1999 e encontrou um fato bastante curioso. Em 1999 o dono da TV Manchete Jacquito assinou a venda da TV Manchete para Amilcare Dallevo. A compra e venda foram realizadas depois de exaustivas reuniões no Hotel Glória do Rio. Dois jornais da época retratam com presteza a negociação direta entre as partes. Ou seja, Amilcare teria sim comprado a TV Manchete e não ganho uma concessão sem ônus.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os dois jornais da época, Folha e Diário do Grande ABC, são precisos nos dados. O comprador Amilcare, pelo que está escrito nos jornais, estava comprando a TV Manchete com a condição de colocar as contas em ordem, tanto de fornecedores quando de funcionários, além de se comprometer a investir 100 milhões de reais na nova emissora. E foi este contrato entre as partes que foi autorizado pelo Ministério das Comunicações.
Curioso nisto tudo foi que Amilcare não quis usar o nome de TV Manchete, sabe lá o motivo. Mas tinha todo direito pelo contrato assinado entre as partes. E foi colocado o nome de RedeTV!. E a Justiça posteriormente decretou que a RedeTV! não é sucessora da TV Manchete. O escritório de advocacia que atendeu, e muito bem, a RedeTV!, escritório que fica em Brasília, de grande nome do direito, conseguiu desqualificar o contrato inicial que geraria a obrigação da RedeTV! pagar dívidas antigas. A Justiça aceitou a tese defendida e hoje nenhuma ação proveniente da TV Manchete atinge mais a RedeTV!.
Os detalhes desta negociação toda, em reportagens muito bem feitas na época e jamais contestadas pelos proprietários da RedeTV!, podem ser acessadas pelo leitor através da web, tanto da Folha quanto do Diário do Grande ABC.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Opinião e pesquisa de James Akel
As opiniões aqui retratadas não refletem necessariamente a posição do TV FOCO e são de total responsabilidade de seu idealizador
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE