Tente não se impactar ao saber detalhes da morte de mulher que foi transmitida ao vivo pelo canal do Silvio Santos
Sabemos que quando são divulgadas notícias de mortes impactantes, o Brasil inteiro entra em luta. Imagina quando a tragédia é transmitida ao vivo pela TV? Pois bem, isso já aconteceu no SBT e você saberá de todos os detalhes agora.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para melhor entender, hoje vamos relembrar a triste morte de uma mulher que acabou tirando a própria vida e tudo foi transmitido pelo SBT, o canal do Silvio Santos.
Bom, estamos falando de Daniele Alves Lopes. Daniele foi uma adolescente brasileira que cometeu suicídio pulando do alto de um prédio comercial em São Paulo. Na época da tragédia ela tinha apenas 16 anos de idade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De forma chorando, o suicídio de Daniele Alves Lopes foi transmitido ao vivo pelo telejornal brasileiro Aqui Agora, que na época era exibido no SBT.
Inclusive, por ser a TV que transmitiu tal tragédia, o fato aumentou a audiência do canal e gerou um debate sobre a natureza sensacionalista do jornalismo policial no Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com informações que foram divulgadas sobre o caso, em 5 de julho de 1993, Daniele Lopes, sem saber como lidar com o recente rompimento romântico, escalou o parapeito do 7º andar de um prédio comercial onde trabalhava como recepcionista.
Dessa forma, enquanto ela olhava pela janela, a polícia e uma equipe de repórteres chegaram e começaram a filmar.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Falência, proibição da ANVISA e sumiço das prateleiras: 3 gigantes do chocolate tem luta no Brasil
● Fim do Big Mac e Coca-Cola: McDonald’s e +1 abandonam clientes e substitutos são convocados em país
● Doença e anonimato: Grávida de Taubaté vive assim 12 anos após ser desmascarada por Chris Flores
Foi então que o caso foi transmitido até depois que a garota saltou, mas a cena foi cortada antes que ela atingisse o solo, para não gerar impactos ainda maiores naqueles que estavam acompanhando pela TV.
O psicanalista Jurandir Freire Costa chamou os veículos de imprensa brasileiros de “abutres”. Outros especialistas em comunicação também criticaram a postura da emissora.
Em 1994, a família de Daniele recebeu do SBT uma indenização de 1,05 milhão de reais por danos morais.
Quando o programa Aqui Agora saiu do ar no SBT?
Aqui Agora foi um telejornal brasileiro de apelo popular, exibido no SBT entre 1991 e 1997 (primeira versão) e em 2008 (segunda versão).