3 queijos populares sofreram severa intervenção da ANVISA após a comprovação da presença de uma perigosa bactéria
No ano de 2017, por meio de uma resolução da ANVISA publicada no dia 26 de dezembro, 3 lotes de queijo de uma marca famosa dos mercados acabaram sendo atingidos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso porque, após as devidas análises feitas pela autarquia, foi descoberta a presença de uma bactéria nociva à saúde e que poderia culminar em consequências mais graves.
Estamos falando da marca Friolack, cuja qual está no mercado a mais de 20 anos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o portal da própria ANVISA, os lotes atingidos foram:
- Lote 290 do Queijo Prato Lanche (fatiado e interfolhado). Fabricação em 11/11/2017 e validade em 9/2/2018
- Lote 303 do Queijo Mussarela Fatiado . Fabricação em 30/10/2017 e validade em 28/1/2018
- Lote 312 do Queijo Coalho. Fabricação em 6/11/2017 e validade em 4/2/2018
De acordo com o portal Mulher, esse trio de lotes foram retirados das prateleiras dos supermercados pela própria empresa Laticínios Friolack, após a determinação da autarquia, de forma voluntária.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Bactéria perigosa
A ANVISA informou que esses três lotes de queijos, apesar de diferentes, foram interditados por apresentarem a mesma bactéria Listeria Monocytogenes, cuja qual provoca uma doença chamada listeriose.
Além de sérias infecções no sistema nervoso central ela ainda causa uma série de desconfortos como: febre, calafrios e dores musculares, além de enjoo, vômito e diarreia, conforme exposto pelo Manual MSD.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Risco de intoxicação e paralização do fígado: ANVISA emite decreto contra colágeno nº1 das mulheres
● Anvisa faz proibição contra 14 produtos de marca n°1 no Brasil e retira das lojas às pressas
● 170 quilos de pães no lixo e sujeira: Vigilância Sanitária interdita padaria nº1 por falta de higiene
Situação da empresa atualmente:
Vale destacar que APENAS os lotes mencionados foram atingidos pelo decreto da ANVISA, sendo assim, todos os demais lotes e produtos continuam sendo vendidos normalmente e seguindo todas as normas estabelecidas pela autarquia
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Seus produtos são facilmente encontrados não apenas em supermercados como nas principais redes de e-commerce e licenciadas.
Importância da Friolack:
A Friolack, fundada ainda no ano de 2001, é reconhecida por garantir a qualidade durante todo o processo de produção dos produtos.
De acordo com o portal da própria empresa, eles prezam pela excelência do alimento que chega até a mesa do consumidor final, como também de todos os funcionários que viabilizam esse trabalho.
Segundo o diretor comercial, a empresa também mantém um rígido cuidado com o meio ambiente, seguindo todas as normas na sua linha de produção – Responsabilidade Ambiental:
“Investimos em equipamentos de última geração e em todo cuidado na análise de efluentes de modo constante”
Qual foi a manifestação da Friolack após a ordem da ANVISA?
Inclusive, em uma nota oficial enviada ao portal VIX, a Friolack informou na época que não constaram reclamações sobre os produtos citados no SAC da empresa ou em outro órgão de reclamação e que, ao saber do resultado da Anvisa, fez um teste de análise microbiológica em laboratório próprio nos tipos de queijo citados.
“O laudo realizado por instituto com referência nacional não apresentou nenhuma irregularidade”,
Leia o posicionamento na íntegra abaixo:
“A empresa LATICÍNIO FRIOLACK LTDA. vem respeitosamente em resposta à matéria vinculada na mídia eletrônica do Site da Anvisa (Resolução – RE n° 3.414, de 26 de dezembro de 2017) se manifestar sobre os resultados do produto queijo de três lotes específicos.
Primeiramente, gostaríamos de esclarecer que, preocupados com a qualidade e a segurança dos produtos que oferecemos, exercemos um rigoroso controle em todas as etapas do processo de fabricação dos produtos, desde a matéria-prima, seleção dos ingredientes até a fase final de embalagem, distribuição e chegada ao consumidor final.
Possuímos corpo técnico qualificado e apto para desempenhar referido controle.
A qualidade e a uniformidade de nossos produtos seguem severamente os requisitos regulamentares pelo MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e em conformidade com a legislação vigente.
Informamos que não há registros no SAC ou em qualquer outro órgão com reclamações dos produtos queijo prato lanche fatiado e interfolhado – lote 290, queijo mussarela fatiado – lote 303 e queijo coalho – lote 312.
Para garantir e certificar a qualidade de nosso produto, imediatamente realizamos análises microbiológicas em laboratório próprio, de amostras do schelf life e efetuamos o envio de amostras destes lotes para laboratório credenciado junto ao MAPA (Laboratório Unianálises/Univates) para pesquisa de microrganismo Listéria monocytogenes (No mesmo lote de produtos questionados.
O laudo realizado por instituto/laboratório com referência nacional não apresentou nenhuma irregularidade).
Nesse sentido, aproveitamos a oportunidade para reiterar nosso compromisso de qualidade, confiabilidade e certificação dos nossos produtos com o consumidor, e informamos que o consumo do produto não oferece riscos para a saúde.
A Friolack é uma empresa que está há dezoito anos no mercado de produtos laticínios, com inúmeros prêmios conquistados, se preocupa com a qualidade e com controle microbiológico efetivo de todos os produtos e linhas produtivas.
Acreditamos se tratar de um equívoco que será esclarecido.
A empresa está adotando todas as medidas necessárias para a rápida elucidação do fato, diga-se de passagem, eventual e sem precedentes.
Antes mesmo da publicação da Resolução RE nº 3.414 pela Anvisa, já se deram os recolhimentos voluntários dos referidos lotes questionados.
Desde já, nos colocamos à disposição através do SAC (sac@friolack.com.br) ou telefone (54) 4052-9228, cujo contato se encontra na embalagem dos nossos produtos, para quaisquer outros esclarecimentos. Nosso compromisso é manter a qualidade de todos os nossos produtos e, como sempre, honraremos com o que nos comprometemos”.