O QUE ESTÁ ROLANDO?!
Está PROIBIDO: A ordem baixada ao Uber para dar adeus a 5 países, motivo e choque de moradores
20/08/2023 às 7h40
Conheça os 5 países aonde o Uber, um dos aplicativos de mobilidade urbana mais populares, não está disponível
Falando assim até parece difícil de acreditar, mas apesar do Uber ser um dos aplicativos mais usados no Brasil e no mundo, no quesito mobilidade urbana, em alguns países ele simplesmente está indisponível para uso.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Pois é de acordo com o portal Rotas de Viagens, esse aplicativo tão comum e popular já foi alvo de muitas discussões quanto à batalhas com taxistas entre outros pormenores.
Sendo assim, alguns países passaram a enxergar o aplicativo como uma concorrência desleal ao grupo de taxistas, principalmente por eles não precisarem seguir as mesmas leis e regulamentações que eles.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sendo assim os governos dos mesmos baixaram a ordem de proibir e limitar o uso desse aplicativo o que causou um grande choque a moradores das regiões.
Quais são os países?
Itália
Na Itália, após as batalhas entre motoristas e taxistas, houve proibição do uso do aplicativo em algumas localidades. Hoje, há apenas oito cidades que ainda utilizam esse serviço.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Alemanha
Desde 2014, o aplicativo Uber já é proibido nas principais e mais conhecidas cidades alemãs. De acordo com o Portal Jornal JC, essa proibição iniciou em 2015, quando o governo da Alemanha havia proibido que os motoristas usassem seus próprios veículos para fazer o transporte de passageiros através do aplicativo.
No entanto, somente em 2019 o governo do país decidiu banir a Uber, pois o Tribunal julgou que a empresa não cumpria com a legislação do país.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Falência de rede de supermercados popular após 44 anos no Brasil deixa clientes órfãos
● Fim de serviço crucial da Netflix cai como bomba a milhares de usuários em 2024
● R$ 1844,40 na conta: Novo salário mínimo chega à lista de trabalhadores em novembro; veja quem tem direito
Fora isso, as autoridades consideravam que a Uber não possuía licenças necessárias para que os serviços fossem oferecidos com carros alugados.
Inclusive, durante um certo tempo, as pessoas flagradas utilizando ele podiam até receber multas. Tempos depois, aprovou-se uma proibição nacional em Frankfurt.
Mas aparentemente isso vem mudando, você já consegue encontrar Uber em cidades como Berlim.
Canadá
O Uber também era muito utilizado em algumas cidades do Canadá, porém, por conta de problemas repentinos, seus serviços acabaram sendo proibidos. Sendo assim, existem cidades onde ainda há o uso deste aplicativo de forma muito presente, e em outras, esse ato é ilegal.
Tailândia
No ano de 2014, o Uber também parou de funcionar na Tailândia, onde o acusaram de estar praticando atos supostamente ilegais, como possuir taxas não regulamentadas.
Porém existem algumas alternativas como o Grab, O app lembra bastante o app do Uber e super fácil de usar. De acordo com o portal Vou na Janela, para instalar o app é super fácil porém ele pede a confirmação do cadastro enviando um SMS para o seu telefone.
Ou seja, se você estiver usando um chip que não funciona na Tailândia, não vai conseguir completar a instalação.
Hungria
Depois de deixar o serviço operar por cerca de dois anos e meio, o governo húngaro mudou sua legislação e agora o Uber, caso opere, estará burlando uma legislação à qual os outros serviços de táxi são obrigados a cumprir.
Pela nova lei, os serviços de comunicação do país podem bloquear o acesso ao aplicativo.
Autor(a):
Lennita Lee
Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.