TENSO

Interdição e 1 tonelada de comida podre: A ordem da Anvisa contra restaurante de shopping, mercado e +

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Restaurante / Supermercado / Anvisa - Montagem: TVFOCO

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Tudo sobre as proibições da Anvisa atingindo diretamente restaurante de shopping, mercado e + 1

A Anvisa, agência reguladora, sob a forma de autarquia de regime especial, vinculada ao Ministério da Saúde, decretou três ordens que acabou pegando muita gente de surpresa.

Acontece que a autarquia baixou ordem contra restaurante de shopping, supermercado e até estabelecimento comercial que atuava como delivery. O primeiro caso que iremos destacar ocorreu em um supermercado localizado na região central de Bragança Paulista, interior de São Paulo. O caso aconteceu em março do ano passado segundo informações divulgadas pelo site da Prefeitura de Bragança Paulista.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A fiscalização ocorreu por causa de uma denúncia anônima recebida na VISA, em que os Fiscais da área de alimentos realizaram inspeção sanitária a fim de averiguar a procedência da queixa e constataram que o local realmente estava fora das legislações sanitárias vigentes. A ação ocorreu com o apoio da Polícia Civil e ocasionou na interdição total do supermercado, onde também uma tonelada de alimentos perecíveis foi descartada no aterro sanitário da região.

ratavam-se de produtos vencidos, que estavam com a validade modificadas e conforme determinação da Anvisa, colocava em risco à saúde pública.

Para denúncias, a Vigilância Sanitária atende na região de São Paulo através dos números (11) 4035-1595 ou (11) 4034-4191.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na reportagem a Prefeitura não informou qual seria o supermercado, mas como o mesmo estava localizado no Centro de Bragança Paulista, os moradores da região certamente ficaram em choque com a ação da Vigilância Sanitária contra um centro comercial, até então popular.

Pelo fato do nome não ter sido divulgado, não foi possível encontrarmos posicionamentos da empresa a respeito do assunto.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, a Prefeitura de Bragança Paulista, através da Secretaria de Saúde, por meio da Divisão de Vigilância Sanitária – VISA, interditou no dia 31 de maio de 2023 um restaurante que atuava com delivery no Jardim São Cristóvão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pelo mesmo caso citado acima do supermercado, a inspeção também foi necessária por causa de uma denúncia anônima. A comercialização de alimentos vencidos, sem identificação, validade e adulterados é crime contra a relação de consumo e contra a saúde pública conforme Lei Federal.

Bom, primeiro caso que iremos destacar ocorreu em um supermercado localizado na região central de Bragança Paulista, interior de São Paulo. O caso aconteceu em março de 2023 segundo informações divulgadas pelo site da Prefeitura de Bragança Paulista.

A fiscalização ocorreu devido uma denúncia anônima recebida na VISA, em que os Fiscais da área de alimentos realizaram inspeção sanitária a fim de averiguar a procedência da queixa e constataram que o local realmente estava fora das legislações sanitárias vigentes.

A saber, a ação ocorreu com o apoio da Polícia Civil e ocasionou na interdição total do supermercado, onde também uma tonelada de alimentos perecíveis foi descartada no aterro sanitário da região.

Na ocasião, os produtos estavam prontos para serem comercializados, porém encontravam-se em situação precária das normas sanitárias. Tratavam-se de produtos vencidos, que estavam com a validade modificada e conforme determinação da Anvisa, colocava em risco à saúde pública.

Na reportagem a Prefeitura não informou qual seria o supermercado, mas como o mesmo estava localizado no Centro de Bragança Paulista, os moradores da região certamente ficaram em choque com a ação da Vigilância Sanitária contra um centro comercial, até então popular.

Por fim a Prefeitura de Bragança Paulista, através da Secretaria de Saúde, por meio da Divisão de Vigilância Sanitária – VISA, interditou no dia 31 de maio de 2023 um restaurante que atuava com delivery no Jardim São Cristóvão.

Pelo mesmo caso citado acima do supermercado, a inspeção também foi necessária por causa de uma denúncia anônima. A comercialização de alimentos vencidos, sem identificação, validade e adulterados é crime contra a relação de consumo e contra a saúde pública conforme Lei Federal.

Na ocasião, 300 quilos de alimentos perecíveis estavam em situações vulneráveis. Esses alimentos estavam sendo utilizados na preparação de refeições para entrega no local e via delivery à população. Dito isso, o espaço foi interditado e mais uma vez a Anvisa exerce um papel fundamental na preservação da saúde humana. O nome do estabelecimento também não foi revelado.

E por fim, mas não menos importante, podemos citar também no Rio de Janeiro, o restaurante da Parmê, que é um dos mais famosos, acabou sendo autuado. A empresa tem filiais localizadas em vários pontos, inclusive em shoppings.

O gerente da unidade do Parmê foi preso em flagrante por agentes da Decon (Delegacia de Polícia de Proteção ao Consumidor), da Polícia Civil, por crime contra as relações de consumo em dezembro do ano passado.

Assim, no restaurante, localizado no Norte Shopping, foram encontrados ratos e baratas andando entre os alimentos. As informações são do Instituto Municipal de Vigilância Sanitária, Vigilância de Zoonoses e Inspeção Agropecuária (Ivisa) do Rio de Janeiro e destacadas pelo portal UOL.

Durante a averiguação da Anvisa, foram encontrados cerca de 100 kg de alimentos impróprios para consumo. A Parmê oferece serviços à la carte e também rodízio de pizzas.

Na unidade do Norte Shopping tinha frios, molhos variados, carnes, linguiça e camarão que eram mantidos fora de temperatura adequada, sem proteção e com validade expirada.

A comida era manipulada e preparada em situações vulneráveis, conforme a Polícia Civil destacou. Os agentes encontraram ainda acúmulo de água suja, pisos imundos e equipamentos engordurados.

Posicionamento:

Norte Shopping informou que colaborou com a operação realizada pela Anvisa. Na época, a Parmê não se pronunciou sobre o ocorrido. Após os gerentes do local serem presos, a Parmê se adequou as normas sanitárias e o restaurante voltou a atender normalmente os seus clientes no Norte Shopping.

No Google Maps o restaurante segue funcionando normalmente de domingo a domingo entre 09h e 00h.

Rede de restaurantes famosa pelas pizzas e massas, tem amplo cardápio e clima alegre e familiar, com delivery, conforme citado no site oficial da empresa.

Como fazer uma denúncia a Anvisa?

Para fazer uma denúncia a Anvisa é preciso preencher o formulário eletrônico descrevendo o fato e detalhar as informações, a fim de possibilitar a apuração da denúncia.

A denúncia, quando possível, dever conter fotos ou materiais que possam demonstrar os fatos relatados.

Autor(a):

Eu sou Bianca Rayla, Administradora por formação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN e Redatora Web por amor e vocação. Apaixonada por cobrir o mundo das celebridades desde 2018, já passei por diversos sites do mundo do entretenimento. Apaixonada por música sertaneja e uma boa fofoca, faço matérias diariamente sobre os mais diversos assuntos, com foco nos artistas da Globo , os quais tenho grande admiração.Meu e-mail é: bianca.rayla@otvfoco.com.br Minhas redes sociais são:

Sair da versão mobile