Em edição do Bom Dia Brasil, na Globo, Ana Paula Araújo surpreendeu segurados do INSS
No dia 08 de março de 2023, Ana Paula Araújo paralisou o Bom Dia Brasil, da Globo, com uma nova canetada do INSS com um pacotão contendo 3 vitórias que caíram como presente a milhares de aposentados e pensionistas da autarquia.
Esses benefícios tem a ver com as informações do uso da telemedicina para reduzir as filas do INSS, que como muitos sabem tem ajudado e muito a reduzir esse tormento na vida de muitos que estão em busca de uma concessão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“INSS vai liberar três benefícios com o uso da telemedicina. As perícias médicas deixam de ser presenciais”
Pois é, agora o Ministério da Previdência Social vai permitir que a perícia médica seja feita por telemedicina, ou seja, de forma online em alguns casos.
Ana Paula Araújo conversou com Heraldo Pereira, que reforçou que a medida tem o objetivo de reduzir ainda mais as filas da perícia médica.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O atendimento por meio da telemedicina será para três benefícios. São eles:
- Aposentadoria por incapacidade permanente;
- Auxílio por incapacidade temporária;
- BPC para pessoas com deficiência de qualquer idade.
Um pouco mais sobre o assunto:
Como muitos devem saber, a avaliação médica é etapa necessária à concessão desse três benefícios dos tópicos acima.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo dados do Portal da Transparência Previdenciária, 880.519 perícias médicas presenciais estavam agendadas até janeiro de 2024.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desde outubro de 2023, o Governo Federal realiza medidas para o combate a fila do INSS.
Inclusive, no ano passado, o benefício por incapacidade temporária pode ser concedido por meio da análise documental do atestado médico, no lugar da perícia presencial.
No entanto, ainda não há informações sobre quais agências poderão realizar o recurso da telemedicina.
De acordo com a Previdência, o uso da telemedicina será testado na região Nordeste na próxima semana, em agências que não possuem perito médico.
Além disso, o objetivo é realizar 50 mil perícias online por mês até o final do semestre.
Como solicitar o Atestmed?
Para solicitar o Atestmed, o segurado do INSS deve enviar toda documentação, com assinatura verificável de profissionais registrados, por meio da plataforma Atestmed, criada especificamente para isso.
Se todos os documentos estiverem de acordo com as regras, o auxílio doença deverá ser concedido com dispensa de parecer conclusivo da Perícia Médica Federal quanto à incapacidade laboral.
Segundo o INSS, o prazo máximo para a concessão do benefício por meio do Atestmed é de 180 dias. Caso o benefício seja negado, o segurado terá um prazo de 15 dias para realizar um novo requerimento.
A documentação médica para fazer o requerimento deve ser legível e sem rasuras, contendo obrigatoriamente as seguintes informações:
- Nome completo do segurado
- Data de emissão do documento (não podendo ser superior a 90 dias da data de entrada do requerimento)
- Diagnóstico por extenso ou código da Classificação Internacional de Doenças (CID)
- Assinatura e identificação do profissional emitente, com nome e registro no conselho de classe, ou carimbo
- Data do início do afastamento ou repouso
- Prazo necessário estimado para o repouso
Toda a documentação necessária para a concessão do benefício por incapacidade temporária deverá ser enviada por meio dos canais digitais de atendimento, o Meu INSS (aplicativo ou site oficial) e Central de Atendimento 135.
Vale dizer que no dia 25 de setembro de 2023, de acordo com o Portal Brasil 61, o INSS começou a ligar para os segurados que estavam aguardando, há mais de 45 dias, pela perícia médica para concessão de benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença).