IMPORTANTE

A poupança vai ser confiscada no Brasil? Comunicado do Governo desvenda verdade a brasileiros

28/10/2024 às 16h00

Por: Bianca Rayla
COMUNICADO POUPANÇA - Montagem: TVFOCO
COMUNICADO POUPANÇA - Montagem: TVFOCO

Tudo sobre o comunicado do Governo que desvenda a verdade sobre a poupança ser confiscada no Brasil

Não há como negar que a conta poupança é uma dos serviços mais queridinhos dos brasileiros. Afinal de contas, é por meio dela que os cidadãos conseguem guardar seu dinheiro de forma segura e vê-lo render mensalmente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A saber, o Banco Central do Brasil define a conta poupança como “uma conta que tem como característica principal o propósito de estimular a economia popular. Assim, permitindo a aplicação de pequenos valores que passam a gerar rendimentos mensalmente”.

Em suma, a poupança é um investimento de renda fixa, mais indicada para investidores com perfil conservador. Ou seja, ideal para muitos brasileiros que querem começar com algum investimento. Seus rendimentos são isentos de Imposto de Renda para pessoa física e possuem liquidez diária. Sendo assim, significa que você pode sacar seu dinheiro a qualquer momento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A POUPANÇA SERÁ CONFISCADA?

Recentemente passou a circular e tomar grandes proporções nas redes sociais, a informação sobre uma intervenção do Governo Federal na poupança popular, onde as pessoas guardam suas economias.

Assim, acabou passando a ser divulgado um material enganoso tira de contexto uma fala do presidente Lula durante o encontro de cúpula com os presidentes da América do Sul. Evento ocorrido em Brasília em junho deste ano:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Colocar a poupança regional a serviço do desenvolvimento econômico e social, mobilizando os bancos de desenvolvimento como a CAF, o Fonplata, o Banco do Sul e o BNDES”. Nessa fala, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tratou sobre as poupanças dos países sul-americanos, e não sobre as economias que os cidadãos brasileiros possuem em cadernetas dos bancos.

COMUNICADO OFICIAL

O fato é que devido o medo da população, esses conteúdos ganham repercussão e geram desconfiança desnecessária com base em um fato histórico que não se repetirá.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pois bem, de acordo com informações do portal GOV.BR, é falsa a informação sobre confiscação da conta-poupança.

De acordo com a fonte, em 16 de março de 1990, a gestão federal à época editou uma série de medidas provisórias e portarias. Assim, sob pretexto de combater a inflação, confiscou o dinheiro das poupanças nos bancos por 18 meses.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na época, cada conta ficou com um montante limitado ao valor de 50 mil cruzeiros (corrigidos pelo IPCA, o equivalente à cerca de R$ 12.734,39). Os valores excedentes a este limite foram depositados no Banco Central sob a titularidade dos detentores das poupanças na forma de cruzados-novos e passariam a ser restituídos em 12 parcelas.

O fato é que, no ano de 2021, acabou sendo instituída a Emenda Constitucional 32, que limitou o conteúdo a ser abordado pelo Executivo por meio desses dispositivos. 

Dessa forma, dentre esses, a detenção ou sequestro de bens, de poupança popular ou qualquer outro ativo financeiro. Assim, afastando, dessa forma, o perigo real de um confisco como o ocorrido em 1990.

COMO ABRIR UMA CONTA POUPANÇA?

Se você deseja abrir uma conta poupança, confira o passo a passo a seguir:

  1. Para abrir uma conta poupança, não é necessário ter nenhuma outra conta em banco. Basta apenas apresentar os seguintes documentos na instituição financeira de sua escolha:
  2. documento de identidade (RG);
  3. CPF;
  4. comprovante de residência.

CLIQUE AQUI PARA FICAR SABENDO DE TUDO SOBRE AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS A RESPEITO DA POUPANÇA.

banco central poupança

Autor(a):

Eu sou Bianca Rayla, Administradora por formação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN e Redatora Web por amor e vocação. Apaixonada por cobrir o mundo das celebridades desde 2018, já passei por diversos sites do mundo do entretenimento. Apaixonada por música sertaneja e uma boa fofoca, faço matérias diariamente sobre os mais diversos assuntos, com foco nos artistas da Globo , os quais tenho grande admiração.Meu e-mail é: [email protected] Minhas redes sociais são:

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.