Tente não se impactar ao saber detalhes sobre as marcas que queijo que foram arrancas dos mercados
Antes de mais nada, é importante falar que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, mais conhecida como Anvisa, é uma agência reguladora, sob a forma de autarquia de regime especial, vinculada ao Ministério da Saúde.
Dessa forma, hoje vocês saberão detalhes sobre a proibição da Anvisa contra 3 marcas de queijo arrancadas dos mercados. Vamos conferir?
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Bom, vamos iniciar falando sobre os lotes do produto Queijo Minas Artesanal Canastra, marca Alberto e Paloma, produzido por empresa desconhecida.
Quais empresas foram atuadas pela Anvisa?
Por meio do portal da Anvisa, é possível ver o comunicado divulgado em 20 de janeiro de 2022 e que dá conta de que a Anvisa informou a publicação da RESOLUÇÃO-RE Nº 134, DE 14 DE JANEIRO DE 2022, D.O.U. de 18/01/2022, a qual proibiu a comercialização, distribuição e uso de todos os lotes do produto Queijo Minas Artesanal Canastra, marca Alberto e Paloma, produzido por empresa desconhecida.
Segundo o que foi informado: “A medida foi motivada considerando o recebimento de Notificação da Gerência Colegiada da Superintendência de Vigilância Sanitária SES/SUBVS-SVS-DVAA nº 40268081/2021, proveniente da Diretoria de Vigilância em Alimentos e Vigilância Ambiental de Minas Gerais, reportando que o produto Queijo Minas Artesanal – Canastra; marca: Alberto & Paloma; produzido na Fazenda Campo Alegre, Serra da Canastra, Zona Rural, São Roque de Minas – MG, CEP: 37928-000, representa risco à saúde da população por ter origem clandestina, não sendo possível localizar o responsável pela fabricação e sendo desconhecidas as condições higiênico-sanitárias em fora produzido”, diz.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em segundo lugar, também por meio de um comunicado feito no portal da Anvisa, é possível conferir que a Anvisa proibiu a distribuição e a comercialização de três lotes de queijos da marca Friolack. Os lotes estavam contaminados pela bactéria Listeria monocytogenes, capaz de provocar listeriose e infecções no sistema nervoso central, entre outros problemas.
Assim, a agência informa que: “O lote 290 do Queijo Prato Lanche – Fatiado e Interfolhado, o lote 303 do Queijo Mussarela Fatiado e o lote 312 do Queijo Coalho passaram pela proibição da Agência. Todos eles são da marca Friolack, fabricados pela empresa Laticínios Fariolack Ltda – ME”, diz.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“A Friolack Ltda. já havia anunciado que iria recolher os lotes irregulares. De qualquer forma, a empresa precisa remover o estoque existente no mercado”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale salientar que a atuação da Anvisa foi feita no ano de 2017. Bom, é importante ressaltar ainda que todas as proibições foram feitas em lotes específicos, dessa forma, é importante falar que o decreto hoje é que as marcas continuam operando normalmente no mercado, visto que o problema foi resolvido.
Contudo, é importante ressaltar que, listeriose é a denominação de um grupo geral de desordens causadas pela Listeria monocytogenes que incluem febre e dores musculares, às vezes precedidas de diarreia e outros sintomas gastrointestinais. Os sintomas variam
de acordo com a pessoa infectada.
Inclusive, os sintomas, além de febre e dores musculares, podem incluir dor de cabeça, rigidez do pescoço, confusão, perda de equilíbrio e convulsões. Assim, fica aí o alerta.